resenhas category image [Resenha] – Em chamas, Suzanne Collins #EspecialJV 21/03/12

Nome: Em Chamas
Autor(a): Suzanne Collins
Editora: Rocco
Número de páginas: 413
Ano: 2009
Avaliação: ★★★★★+ plus

*SINOPSE COM SPOILERS! NÃO LEIA SE AINDA NÃO LEU O 1º LIVRO DA TRILOGIA: JOGOS VORAZES* Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia, Em chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos Vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos e por 130 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times, a trilogia assinada por Suzanne Collins ganhará adaptação para o cinema, com estreia prevista para março de 2012. Depois de os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

  ATENÇÃO, ESTA RESENHA PODERÁ CONTER SPOILERS DO PRIMEIRO LIVRO.

Fico dividida entre duas palavras que poderiam melhor descrever esse livro. A primeira é inesperado e a segunda com certeza alucinante. A continuação do tão aclamado Jogos vorazes consegue absolutamente surpreender até o ultimo minuto.

Recém-saída da arena, Katniss percebe que nada é tão simples como deveria ser. Mesmo com uma vida materialmente confortável os ganhadores dos Jogos Vorazes não podem desfrutar tão cedo de sua liberdade. Nossa protagonista percebe isso da pior maneira possível. Além de ter que participar de eventos em uma turnê por todos os distritos, tão peculiar quanto sua vitória dupla com Peeta é o cenário que se forma depois disso.

“A fagulha”, como é chamada a primeira parte do livro, é literalmente o que está acontecendo em Panem. Rumores de pequenos agitos e rebeliões começam a circular pelo país. A segurança do sistema está ameaçada. O casal “apaixonado”, especialmente Katniss, virou símbolo de rebeldia contra a Capital intencionalmente ou não. Com tudo isso, planos especiais os aguardam, a 75º edição dos Jogos vorazes vem acompanhada do massacre quartenário. Surpresas mais do que desagradáveis estão por vir.

Imersão total é o que sentimos durante a leitura, a tensão era tão forte e os acontecimentos tão chocantes que precisei pausar diversas vezes para “respirar” e absolver o que era dito. Os conflitos psicológicos estão aprofundados e a questão política teve ponto central neste volume. A história toma proporções verdadeiramente poderosas, conseguimos sentir a realidade dos personagens, em cada sentimento de medo, revolta e dilema que vem em ondas avassaladoras sobre nós. Que decisão tomar quando tudo que amamos está em jogo e todos os lados apontam para perdas?

Em Chamas consegue de forma inacreditável se destacar mais do que seu primeiro volume. O gancho deixado no desfecho é tão ou mais empolgante do que qualquer fato ocorrido. Se ao terminar a leitura de Jogos Vorazes você sentiu curiosidade pelo segundo. Ao final de Em Chamas o desejo será de NECESSIDADE.

Uma obra prima no último grau.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★★★
NARRATIVA: ★★★★★

22 comentários
Postado em 21/03/12 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


22 comentários »
22/03/2012 às 09:46
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

A trilogia de Jogos Vorazes é legal. Eu li os dois primeiro livros e gostei, mas não me apaixonei perdidamente como a maioria das pessoas. Katniss é uma personagem detestável e talvez por ela eu não tenha gostado mais da série.

Beijos

Amigas entre Livros
Alicia Dandara postado recentemente..Desperta ao AmanhecerMy Profile

[Responder]


23/03/2012 às 01:42
Visitante assíduo e já deixou 17 comentários.

Oi, Brenda!

Amo, amo, amo esses livros. Até hoje não li “A Esperança” por pena de terminar a série, rs. Diferente de você não consigo escolher entre Jogos Vorazes e Em Chamas. Pra mim os dois foram incríveis!

Beeijos,
Amanda || Lendo & Comentando
^_^
Amanda postado recentemente..A Profecia das Irmãs – Michelle ZinkMy Profile

[Responder]


23/03/2012 às 18:46
Visitante assíduo e já deixou 81 comentários.

NECESSIDADE ! Essa é a palavra mais que perfeita pra descrever o quanto eu preciso desse livro! :DDDD

[Responder]


24/03/2012 às 10:09
Visitante assíduo e já deixou 15 comentários.

Eu amo essa trilogia, eu vi o filme ontem *-* Que bom que você gostou do livro. A resenha tá ótima!

[Responder]


24/03/2012 às 18:26
Visitante assíduo e já deixou 25 comentários.

Acredita que enlouqueci depois de terminar JV? Comecei a ficar obcecada com Em chamas… tinha que comprar, pensava e repetia isso o dia todo, cheguei a sonhar que estava na saraiva e tinha achado o livro numa prateleira… foi tenso!

Em chamas é um verdadeiro BOOOM… do início ao fim. UOOOOU! Surpreendente define. Suspense, mistério, adrenalina… eu lia e conseguia ficar mais confusa com o que viria que a Katniss… ai, incrível! Cada fim de capítulo, cada cena terminava como um estouro… pura ação! Fiquei de queixo caído com os acontecimentos desse livro… demais… deu um UP á JV! O massacre quartenário, Finnick e os outros personagens, todas as novidades contribuíram para reafirmar a série como minha favorita de todos os tempos… O QUE DIZER???? PERFEIÇÃO!
Geovanna Ferreira postado recentemente..Resenha: Para sempreMy Profile

[Responder]


25/03/2012 às 08:28
Visitante assíduo e já deixou 67 comentários.

Em chamas é uma sequencia perfeita, me surpreendeu de todas as maneiras . E o final ?? muito bom mesmo. Adorei a resenha.

Abraços !!

[Responder]


26/03/2012 às 00:09
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Olá!

Gostei muito do seu blog, estou seguindo ele, se gostar do meu blog siga-o também, isso se não for problema a você!

Beijos e uma ótima semana!
@AngelKiller_
http://anime-daiki.blogspot.com.br/

[Responder]


26/03/2012 às 10:09
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Putsss, eu não li nenhum dos livros =/ , na real eu nem sabia que esses livros existiam. Mas depois que eu assisti o filme sexta- feira , estreiaa…
Meuus deus não consigo mais para de pensarrr em JV. E o quanto eu queroo a trilogiaa , não paro de pensar nisso, ja to pesquisando em tudo q é lugar para comprar os livros…estou simplesmente OBSECADA…O melhor filme, e concerteza os livros devem ser ainda melhoresss…Ganhooo de crepúsculoo!
Bjos

[Responder]


27/03/2012 às 15:19
Visitante assíduo e já deixou 17 comentários.

Amei Julieta, e amei o espião. Quero emprestado. (Brincando)

[Responder]


27/03/2012 às 18:01
Você já comentou 4 vezes.

Eu amei a trilogia e posso dizer com segurança que o melhor de todos e Em chamas sem comparações, mas eu me arrependi de ler a esperança… Muito triste
Adorei a resenha que voce fez!
luana postado recentemente..Na minha caixa de correio #8My Profile

[Responder]


11/04/2012 às 20:48
Visitante assíduo e já deixou 34 comentários.

Cada resenha que leio parece que os livros vão ficando mais emocionantes…Primeiro quero ler os livros, depois ver os filmes com certeza :)

[Responder]


13/04/2012 às 23:13
Visitante assíduo e já deixou 122 comentários.

Well, eu ainda não tive a oportunidade de ler “Em chamas”, mas por sua descrição e outras informações eu que possuo minha vontade só aumentou.
Estou particulamente curiosa com a 75ºEdição, como vai ser Katniss, Peeta e Hamitch na mesma arena.E ansiosa para acompanhar o desfecho do “Romance” entre Katniss e Peeta.

[Responder]


21/04/2012 às 20:41
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Termineeeeeeeeeeeeei! *-*
Que final é esse?! Necessito de “A Esperança” para poder soltar a respiração que tou segurando até agora!
;**

[Responder]


24/04/2012 às 21:18
Visitante assíduo e já deixou 15 comentários.

esse livro é mesmo incriveel e no final vira mesmo necessidade de ler o 3º

[Responder]


14/05/2012 às 17:32
Visitante assíduo e já deixou 17 comentários.

Esse livro é com toda certeza chocante, e o conteúdo é diferente dos outros que eu já li. Ele mistura amor, política, dúvidas, violência, brutalidade. Adorei, e recomendo!

[Responder]


29/06/2012 às 22:22
Visitante assíduo e já deixou 48 comentários.

Eu adoro a série. Li Jogos Vorazes e adorei. Estou esperando o momento certo para começar a ler Em Chamas – ainda estou extasiado por causa do primeiro livro. Minha expectativa é enorme. Me disseram que não é tão bom quanto o primeiro, mas who cares? HAHAHA As melhores cenas de Jogos Vorazes são as de ação. Suzanne Collins é demaaais!

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Sério que te disseram que não é tão bom quanto o primeiro? É meu favorito entre os 3! *o* Achei genial o rumo que as coisas tiveram.

[Responder]


05/09/2012 às 21:33
Visitante assíduo e já deixou 45 comentários.

JV JV JV JV JV JV JV JV JV

Não pensei que a trilogia JV fosse me deixar assim – apaixonado.

Não é nem essas coisas, mas são todas as coisas ao mesmo tempo.

Uma das minhas primeiras leituras no quesito “distopia” e já amei!

[Responder]


23/10/2012 às 11:33
Visitante assíduo e já deixou 82 comentários.

Eu conheci JV antes de ser lançado no Brasil e dizia pra todo mundo…é perfeito, leiam… Quando virou moda eu confesso que senti ciumes… Nem por isso acho a série menos perfeita.. Me fez sentir tanta coisa…raiva, medo, paixão…sem contar as crises de choro que tive…e foram várias.

Adoro a série, o que mais posso dizer?

Thais Vianna
@dathais

[Responder]


18/01/2013 às 08:52
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Brenda
Tinha comentado na resenha de Jogos Vorazes, que se tornou minha série favorita e agora venho na resenha do segundo.
Uma definição, fantástico. Me prendeu do início ao fim, e o final já deixa com aquela necessidade de saber o que vem depois.
Já estou com o terceiro livro aqui, mas confesso que apesar de toda ansiedade de ler, estou com receio também, sabe qdo fica aquela sensação que depois acaba, estou assim rs.
Mas vou ler em breve e venho para a terceira resenha.
bjss
Fernanda Yano postado recentemente..Resultado Sorteio Bolão da ViradaMy Profile

[Responder]


19/01/2013 às 10:12
Visitante assíduo e já deixou 34 comentários.

Perfeito! Em chamas é a confirmação de que a série é fantástica. E o final ? nossa, maravilhoso.
Todos precisam ler.
Apesar de não ter gostado tanto do filme Jogos Vorazes, estou ansiosa pelo filme Em Chamas *-*.

Beijos, Dai :*
Daiane Carvalho postado recentemente..Watching Movies – Lançamentos para 18/01/13My Profile

[Responder]


12/04/2015 às 18:16
Você já comentou 3 vezes.

Necessito da trilogia *-* kkk eu gostei muito, muito mesmo! a leitura é tranquila e envolvente, e bom, poderia ter 100 livros contínuos que teria prazer em ler todos haha’

[Responder]