the-huger-games category image Jogos Vorazes, O filme 28/03/12


  ATENÇÃO, ESTE TEXTO PODERÁ CONTER SPOILERS DO FILME OU LIVRO HOMÔNIMO.

Nenhuma adaptação é completamente fiel ao livro, disso tenho certeza. Mas não esperava que fosse me decepcionar tanto com o filme que esperei ao longo de tantos meses e cujo trailer me deixou com expectativas tão altas.

Jogos vorazes como vocês sabem (ou deveriam saber) é algo genialmente brilhante. Imagino o quão complicado deve ser passar todo o contexto das páginas para tela, ainda mais uma história que nos deixa a par de tudo pelos olhos da protagonista. Como conseguir transmitir todos os seus pensamentos em palavras, em gestos? Deixo claro que não sou nenhuma especialista no assunto e não assisto filmes com uma frequência tão grande assim. Mas ainda assim, na posição de fã e conhecedora de outras adaptações literárias, posso dizer que o filme não supriu expectativas. Nem ao menos satisfez as existentes…

Minha primeira impressão ao assistir na estreia foi de completa decepção. Uma segunda rodada no entanto, me permitiu observar com mais clareza. Posso elogiar com convicção a o cenário, a caracterização de quase todos os atores, e a atuação da Jennifer e do Josh. As cenas sobre o controle por trás do Jogos foram um acréscimo que também curti. Mas parou por aí. Porque o filme não conseguiu capturar um décimo da energia do livro. Faltou emoção principalmente, trilha sonora! Tantas músicas maravilhosas desperdiçadas nos créditos! Cito principalmente a cena da colheita que é algo cru e brutal. A atuação dos atores foi magnifica mas nada realçada com a inexistência de qualquer fundo musical.

Houve pouco tempo na arena propriamente dita e muitos detalhes acabaram sendo cortados da parte que mais ansiei em assistir. Não gosto de filmes sanguinários, mas senti falta da violência esperável para um livro em que 23 pessoas morrem de forma brutal. O efeitos especiais fracos tentaram ser disfarçados pelo jogo rápido câmeras, recurso que acabou causando um tanto de confusão e outro de superficialidade.

Entrando na dinâmica Peeta/ Katniss, os dois executaram perfeitamente seus papéis, mas como casal não posso dizer o mesmo. Não havia um pingo de química (no sentido paixão) entre eles. Josh foi com certeza meu garoto do pão, e Katniss a garota em chamas. Mas juntos eles não formaram o casal desafortunado do distrito 12. Nem eu mesma consegui entender como isso pode ter ocorrido! Em entrevistas é evidente a sintonia deles, a troca de olhares cúmplice… Não imaginei que isso não conseguiria ser transportado para o filme.

Senti MUITA falta dos diálogos da caverna e de ficar claro que o Romance para Katniss era apenas uma estratégia de jogo que acabou por deixa-la confusa. De Cinna só reconheci o delineador, porque expressão ou figurino não esteve presente. Dou crédito entretanto, a Woody Harrelson que cumpriu com segurança o papel do nosso querido Haymitch e a Elizabeth Bank, que interpretou uma Effie tão detestavelmente adorável quanto no livro.

Analisando friamente temo que Jogos vorazes não atinja um nível de idade mais elevado do publico como esperei após leitura do livro. Foi um filme feito direcionadamente para fãs, e ainda sim desapontador. A essência da história está lá, sem dúvidas. Não ocorreram sequer grandes mudanças no roteiro. A mensagem conseguiu ser suplantada. Mas sabe os pequenos detalhes? Aqueles que te fazem amar uma saga de forma mais especial ainda, dando verdadeiramente o espirito do que é Jogos vorazes? Não estavam lá.

Ainda não conhece nada sobre Jogos Vorazes? Leia o livro! Desse posso afirmar que não irá se arrepender nem um pouco.

A MINHA cena da caverna continua sendo essa:



PS: Só eu imaginei os bestantes como búfalos e fiquei MUITO surpresa com os cachorros?

PS2: Só eu amei o Josh mas ainda quando ele levantou a perna sentando mais confortavelmente na entrevista com Caesar Flickerman? Não foi tão Peeta o jeito dele ganhar o público? *-*

22 comentários
Postado em 28/03/12 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


22 comentários »
28/03/2012 às 22:34
Você já comentou 3 vezes.

Amei sua resenha…
e na boa, concordo contigo… Acho que pelo trailer eu estava esperando maos do que vi.. Sei lá, não foi decepção total, mas quase me irritei por não ser tudo aquilo que eu imaginei e a questão do jogo de cameras me irritou profundamente no começo!
Vou assistir novamente e quem sabe, mudo meu ponto – as vezes passando a ânsia inicial eu possa ser mais imparcial e menos passional!
Venho reparado o pessoal comentar essa falta de quimica entre jensh, mas sei lá, acho que ficou bom pq nunca senti a quimica kateeta como algo forte! rs então meio que achei convincente! E sim, tb acho que pra quem viu so o filme, deve ter pensado que a Kat realmente gostou do Peeta qnd no livro é mais uma estratégia!
E Hay e Effie estão mesmo otimos!
Achi que foi fiel ate certo ponto, mas não é nada como o livro! rs
e quando li tb imaginei bestantes como seres búfalos (tipo aqueles da mitologia, que andam em 2 patas, tem chifres… não panteras! rs)

E sim, Josh foi o Peet perfeito!

bjsss
Evellyn postado recentemente..Eu Li: O Circo da Noite (The Night Circus)My Profile

[Responder]


Mii
29/03/2012 às 12:34
Você já comentou 6 vezes.

Não li nenhum dos livros, mas fui assistir o filme. Achei fantástico!
Eles conseguiram trazer todo aquele glamour e aquele mundo estranho, que eu imagino que lendo tenha sido dificil de enxergar.
Adorei a escolha dos artistas. Eles ficaram perfeitos para o papel.

Beiijos
Mii postado recentemente..Lembra de Mim – Shophie KinsellaMy Profile

[Responder]


29/03/2012 às 17:06
Visitante assíduo e já deixou 25 comentários.

APLAUSOS APLAUSOS… CONCORDO, COM TUDO…

Muito barulho, por nada! rsrs

Cadê o filme espetacular que todos anunciavam? A katniss brutal, o Peeta apaixonado… o casal de amantes desafortunados do 12??? Cadê grandes cenas na arena? Uma aliança sólida e linda entre Rue e Katniss?? CADÊ TUDO AQUILO QUE JV É??? Na boa, foi bom… mas eu esperava tão mais também! Tomara que Em chamas melhore em comparação… e o pior: Suzanne acompanhou as filmagens, a criação do filme… :(

Me dá teu ombro pra mim chorar Bren? Te dou o méu! É nois… curtindo a decepção!
Geovanna Ferreira postado recentemente..Garota das Letras assistiu: Jogos Vorazes!My Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Né Geo?? Pooxa como é que Suzanne acompanha tudo e deixa as coisas ficarem assim??? COMO???
É rezar que não estraguem Em chamas, ainda mais que ele é meu favorito da série!!

[Responder]


29/03/2012 às 17:09
Visitante assíduo e já deixou 12 comentários.

Eu aprendi, depois de Eragon, a não esperar nada de filme nenhum! hahahaha. Logo, o filme ficou no quesito bom, para mim. Não gostei nem um pouco das cenas de luta, que bagunça! Achei que ia deslocar minha retina!
Não imaginei os bestantes como bufalos, hahahha, e sim como cães, mesmo. Mas com uma “face” mais alongada, lembrando lobos. Enfim. Esconderam alguns detalhes importantes, mas esperarei para ver o segundo filme. Eu gostei do Haymich, apesar de pensar nele diferente. AMEI O CINA! AMEI AMEI AMEI AMEI. Era justamente ele que imaginava! Pena que não gostaste xD Senti muita falta dos diálogos da caverna, também, mas não gostei deste vídeo aí não. A Effie ficou perfeita, mesmo. Sua resenha está muito boa, faz sentido – apesar de eu ter gostado do filme, haha. Vamos ver o que nos aguarda do segundo! Beijones <3
Rachel Lima postado recentemente..Resenha – O Circo da Noite, Erin MorgensternMy Profile

[Responder]

Ludmyla Reply:

Eu também imaginava os Bestantes parecidos com lobos, e como ocorre no livro, eles deveriam ter feito-os como “mutantes” dos tributos mortos para assustar os que estavam vivos. Concordo com tudo que foi escrito sobre o filme, apesar de ser bom, não captou a mensagem, uma verdadeira lição de moral, que o livro tras. Ficou realmente um filme mais direcionado para o publico jovem, o que não acontesse no livro. Agora resta torcer para que os outros sejam melhores, nem que para isto eles dividam em dois filmes cada livro, principalmente o último, para conseguir maior riqueza de detalhes. Eu particularmente adoro muito o terceiro livro, chorei bastante lendo…

[Responder]


30/03/2012 às 15:15
Visitante assíduo e já deixou 81 comentários.

Eu achei o filme perfeito, sim tinhas lá suas diferenças em relação ao livro, não mostrou tudo, que tem no livro o que seria impossível. Mas eu amei e pela primeira vez eu assisti um filme que não fosse totalmente diferente do livro e que não tivesse efeitos especiais ruins. Mudou algumas coisas, mas para mim não fez muita falta no filme. Enfim cada um tem sua opnião eu concordo com algumas coisas que tu disse mas pra mim ele foi perfeito! Bjs Brenda.

[Responder]


May
31/03/2012 às 18:37
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

Não vou ler o post por causa dos spoilers, mas passando aqui só pra dizer que estou viva, e que não tenho passado por aqui por mera falta de tempo! =/ Mas vou procurar visitá-la mais, já estava com saudades!

Beijinhos,
May ;*

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi May!
Senti sua falta mesmo viu? Mas entendo a falta de tempo também estou numa rotina corrida nos últimos tempos!
Mas não esquece o Catavento não hein? kkk
beijoo floor!

[Responder]


02/04/2012 às 15:27
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Nossa, uma judiação mesmo a usa decepção… eu li só meio por cima sua postagem, pq quero ver o fimle antes de ler qq comentário. Depois volto pra dizer se concordou ou não com vc.! rs
Bjs

[Responder]


02/04/2012 às 17:43
Visitante assíduo e já deixou 67 comentários.

Gostei bastante de sua resenha, muito verdadeira mesmo !!
Não gostei de varias coisas, principalmente a câmera que estava tremendo muito. Não sei se isso é do diretor ou não. Mais espero que Em Chamas seja muito melhor.

Abraços !!

[Responder]


04/04/2012 às 22:20
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Nossa, minhas impressões do filme foram bem parecidas com as suas. Foi uma ótima adaptação, contudo, se tivesse prestado atenção nesses pequenos detalhes, poderia ser tão grandioso quanto a obra que deu origem à dramatização. Capturou bem a essência e o enredo. Mas faltou todo o encanto especial que o livro carrega consigo, algumas mudanças aqui e ali para termos algo extraordinário.

Abraços,

Victor

[Responder]


09/04/2012 às 17:46
Você já comentou 3 vezes.

Gostei da resenha e concordo plenamente com o que você disse,gostei do livro mas fiquei meio decepcionada com o filme por cortarem cenas como o desespero da Katniss no final quando termina o jogo e levam o Peeta pra longe dela, e o fato de ele ter perdido a perna no livro. Alem disso senti falta da Katniss narrando o que acontecia, falando o que ela pensava, como ela estava encarando as situações que aconteciam com ela e tudo mais, achei que se colocassem a voz dela narrando o filme traria explicações a mais sobre as coisas, exemplo não sei se entenderia o porque,quando ela foi se despedir da mão dela, ela falou pra mãe dela não ter uma recaída e o distanciamento entre ela e a mãe dela. Enfim essa é a minha opinião mais ponderando as coisas boas e ruins, acredito que o filme foi bom, se prendeu bastante nas coisas do livro^^

[Responder]


11/04/2012 às 17:14
Visitante assíduo e já deixou 15 comentários.

Bom diferente de vcs ai de cima eu amei amei amei o filme assiti 2 vezes tb é claro que naum ficou igual ao livro e faltaram variaz cenas q nos amariamos ver la no filme mas fazer o q ne tb espero q proximo seja melhoooooor u.u

[Responder]


11/04/2012 às 20:52
Visitante assíduo e já deixou 34 comentários.

Ótima resenha..
Pena que fico um pouco longe de um cinema..Só na capital..ausashu’
Mas quero ver o mais rápido possivel :)

[Responder]


13/04/2012 às 22:37
Visitante assíduo e já deixou 122 comentários.

Concordo com tudo o que você disse!!
Saí da sala do cinema (fui na estreia) citando tudo o que eu queria que aparecesse e não apareceu, A avox, a cena em que a Katniss está limpando o Peeta e ele tem que tirar o short e ela fica com vergonha kkk
Faltou principalmente a confusão da Katniss, não ficou claro que ela estava gostando dele como estratégia e depois ficou confusa com seus sentimentos.
Esperava mais!!
E ah eu não imaginei as bestantes como búfalos kkkkk imaginei mais como lobos/raposas, e faltou isso também: as características dos tributos nas bestantes.

[Responder]

Ludmyla Reply:

Concordo com tudo que voce disse, realmente senti falta desses momentos. Tambem da conversa do Peeta e da Katniss no final, onde ela fala que ela apenas fingiu gostar dele, enquanto ele realmente a amava, seria uma boa forma de deixar claro esse ponto.

[Responder]


19/04/2012 às 02:02
Você já comentou 3 vezes.

Adorei a musica Gil on Fire, tema do nosso querido e fofo Peeta. Incrivel como ela transmite tao bem a pernonalidade apaixonada e forte do garoto do pão em menos de tres minutos, coisa que o filme não conseguiu em mais de duas horas.

[Responder]


24/04/2012 às 22:21
Você já comentou 4 vezes.

Gostei muito mesmo da resenha, e concordo com o que foi dito. Olha, eu me decepcionei um pouco com o filme, na primeira vez que eu vi. Falto coisas, partes que eu gostava, detalhes importantes para a história. Mas eu acho que foi um bom filme. O problema é que nós, fãs do livro, não conseguimos evitar as comparações com o filme, e acaba dando nessa lista imensa de coisas que poderiam ser melhoradas ou acrescentadas. Basicamente, a minha opinião é a seguinte: o filme poderia ser um pouco melhor, mas eles conseguiram, com os recursos que eles tinham, fazer uma ótima adaptação.
PS: Eu imaginei eles como cachorros mesmo, haha.

@leticiaxausa

[Responder]


25/04/2012 às 18:06
Visitante assíduo e já deixou 55 comentários.

Assisti 4 vezes no cinema!

[Responder]


11/01/2013 às 15:43
Visitante assíduo e já deixou 14 comentários.

Nossa que vídeo lindo. Realmente a cena da caverna deveria ser exatamente assim. Sou apaixonada pela Katniss e pelo Peeta, torci por eles desde o primeiro livro. Gostei bastante do primeiro filme, e estou ansiosíssima pelo segundo “Em Chamas”.

[Responder]


12/01/2013 às 09:04
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Brenda terminei de ler recentemente Jogos Vorazes e fiquei simplesmente apaixonada. Apaixonada pelos personagens, e a história apesar de chocante e triste se for dizer, me prendeu do início ao fim, a cada final de capitulo eu não via a hora de começar outro e ver o que seria. Simplesmente perfeito. E como não podia deixar de ser, até então não tinha assistido ao filme, pois prefiro ler antes, e fui com toda sede ao pote, tinha acabado de ler o livro. Fiquei como vc, não tiro os créditos do filme, muita coisa foi ótimo, mas ficou a sensação que faltou algo. Agora estou lendo o segundo livro e já fico na espera do filme, tomara que seja melhor.
Fernanda Yano postado recentemente..Promoção Bolão da ViradaMy Profile

[Responder]