resenhas category image [Resenha] – Pão-de-mel, Rachel Cohn 17/02/12


Nome: Pão-de-mel
Autor(a):Rachel Cohn
Editora: Galera
Número de páginas:220
Série: Pão de Mel (#1), Siri (#2) e Cupcake (#3)
Ano:2008
Avaliação: ★★★★★

Depois de ser expulsa do colégio interno, a selvagem, obstinada e viciada em café Cyd Charisse volta a São Francisco para viver com a mãe e o padrasto. Mas para ela, não há como sobreviver neste lar imaculado: Cyd quer ser livre, e não se importa em quebrar as regras. Mas quando sua rebeldia sai do controle, seus pais a despacham para Nova York para passar o verão com seu pai biológico, Frank. O que ela não esperava era que o verão na cidade não corresse como ela planejara – e Cyd está longe de ser o que a nova família imaginava.

Uma surpresa particularmente agradável foi o que tive ao ler Pão-de-mel. Eu já tinha ouvido falar muito bem dele, mas por conta sinopse ter sido mal formulada e a capa dar um caráter bem infanto-juvenil esperava algo bem diferente do que li.

Cyd Charisse, uma “arruaceira em recuperação” segundo seu padrasto, está tentando voltar a uma rotina relativamente normal depois de ter sido expulsa do colégio interno que estudava. A expulsão ocorreu por ter sido pega dando uns amassos em seu ex-(odiado) namorado Justin. Cyd passou por um período muito conturbado na adolescência e até hoje tenta superar isso, especialmente porque a unica pessoa que sabe o que passou é aquela que ela não quer ver nunca mais (Justin). Obrigada a cumprir serviços comunitários em uma casa de repouso por conta de algumas estrepolias, conhece Pão-doce, uma velhinha vidente que se torna sua melhor amiga, e por quem virá a conhecer seu atual namorado Siri.

O relacionamento com sua família é bem complicado, e quando Cyd decide passar a noite na casa do namorado Siri, sem a permissão dos pais, o castigo de ficar em casa começa a ser pior de qualquer outra rebeldia feita. Seu silêncio mediante qualquer situação deixa o clima da casa pesado o suficiente para sua mãe, Nancy, decida manda-la passar um tempo com seu pai biológico em Nova York (algo que por um acaso Cyd sempre quis, mas não deixou ninguém perceber).

Aposto que estão pensando “Ah, mais um livro infanto-juvenil bobinho com uma adolescente rebelde sem causa”, mas não é nada disso. Pão-de-mel é um livro que descrevo como peculiar! Cyd é uma personagem profunda e complexa, o ponto alto do livro. Ela tem uma combinação de atitudes e fatores especialmente diferente. Ao mesmo tempo que é rebelde, desinibida, impulsiva e com hormônios nada controlados. Tem uma imaginação fértil, é carente e trava longas conversas com Pão-de-mel, a boneca que ganhou aos 5 anos de Frank seu pai biológico. Pão-de-mel poderia ser apenas mais um livro se não fosse Cyd.

A narração em primeira pessoa torna o livro especialmente divertido e leve. Rachel soube abordar assuntos como sexo, gravidez na adolescência e homossexualidade de forma sutil e cotidiana, sem deixar o livro pesado ou dramático. É um livro que nos faz refletir ao final da leitura, mas que usa uma narrativa despretensiosa para isso. É algo doce, que merece ser apreciado e degustado, como um pão-de-mel deve ser. ;]

DESIGN: ★★★★½
IMPACTO: ★★★★★
NARRATIVA: ★★★★★

Gente comentem! Quando a resenha chegar a 15 comentários coloco uma promoção no ar valendo um exemplar e uns mimos pra vocês.
27 comentários
Postado em 17/02/12 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


27 comentários »
17/02/2012 às 16:54
Visitante assíduo e já deixou 58 comentários.

Haha eu realmente tive esse mesmo pensamento: “Ah, mais um livro infanto-juvenil bobinho com uma adolescente rebelde sem causa”! Mas pela resenha parece que é bem legal!

[Responder]


CJ
17/02/2012 às 18:35
Você já comentou 8 vezes.

Pois é, as vezes um filme mediocre é salvo pela atuação excepcional de um ator. Neste caso, de um personagem.
CJ postado recentemente..Ivan Angelo – A face horrívelMy Profile

[Responder]


17/02/2012 às 20:24
Você já comentou 4 vezes.

Brenda, achei sua resenha interessante. O paradoxo de um personagem de temperamento aparentemente forte,mas na verdade de carater frágil sempre me atrai. Você já leu um livro chamado O Turista Acidental? Me indicaram e disseram ser bom. Mas estou na dúvida se leio, com medo de que seja algo do gênero Danielle Steel…rss
Um abraço

[Responder]


18/02/2012 às 20:59
Visitante assíduo e já deixou 81 comentários.

Eu sou muito “fresca” -vamos dizer assim-, então essa capa linda, fofinha e infantil me seduziu. Rapaz deu uma vontade de comer pão-de-mel agora… Ah, e deu um vontade de ler o livro tbm, hehe. Eu voltei!

[Responder]


19/02/2012 às 14:36
Você já comentou 9 vezes.

Adorei a resenha! Só vejo elogios e comentários positivos sobre esse livro *-* Ele já ficou em promoção por 10 reais e eu perdi, espero que tenha outra dessas… HAHAHA

Beijos,
whosthanny.com
thanny postado recentemente..Especial Oscar: Hugo (2011)My Profile

[Responder]


19/02/2012 às 18:34
Você já comentou 3 vezes.

Me parece ser um livro muito bom de ser lido. Fiquei com muita vontade de lê-lo *–*
Jaqueline Silva postado recentemente..Rumores de estréia de Todo mundo em pânico 5My Profile

[Responder]


20/02/2012 às 17:56
Visitante assíduo e já deixou 67 comentários.

Eu acho a capa do livro bem fofinha, gosto dela e o livro parece ser bem legal, adorei a resenha (:

Bj;*
Naty.

[Responder]


21/02/2012 às 18:53
Você já comentou 5 vezes.

Esse livro deve ser muito legall..

[Responder]


21/02/2012 às 18:54
Você já comentou 5 vezes.

Loucooooo pra ler.. ; D

[Responder]


21/02/2012 às 19:40
Você já comentou 5 vezes.

VAMO Q VAMO PARTICIPAR !!!!! RSRRSRS

[Responder]


21/02/2012 às 20:51
Você já comentou 2 vezes.

Indo pela a capa, e resenha (sim, eu sou dessas hahah ) o livro parecer ser mtttt bom

[Responder]


22/02/2012 às 20:57
Visitante assíduo e já deixou 19 comentários.

Que legal!amei o livro!!!

[Responder]


23/02/2012 às 19:40
Você já comentou 3 vezes.

Sou louca para ler esse livro!

[Responder]


23/02/2012 às 19:52
Visitante assíduo e já deixou 74 comentários.

Bom,Cyd é isso mesmo que li no punúltimo parágrafo da resenha,também descreveria ela desse modo’
Adorei Pão-de-Mel,é uma leitura realmente divertida e leve..
Cyd é mesmo imprevisível..

Talvez vc que nunca leu pense que o livro seje meio “bobinho”,foi essa impressão que tive quando escutei o título e vi a capa pela primeira vez,mas não se engane,pois o livro é muito mais do que uma adolescente rebelde(como foi dito na resenha)e os assuntos abordados no livro vem vindo de uma forma bem sucinta e gostosa de digerir.
Recomendo’

Bjo

[Responder]


23/02/2012 às 20:37
Visitante assíduo e já deixou 67 comentários.

Nossa , nuca tinha dado muita atenção a esse livro, mais agora que li sua resenha quero logo ler ele .Parece ser muito bom , a capa é muito bonita :) adorei sua resenha !!

[Responder]


25/02/2012 às 21:15
Visitante assíduo e já deixou 19 comentários.

brennnnda chegou meus liiivros!!!!beijos

[Responder]

brendalorrainy Reply:

aaaaaa *—*

[Responder]


28/02/2012 às 11:16
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Li esse livro e ele é sensacional!!

vale a pena comprar pelo site da editora é baratinho!!

[Responder]


28/02/2012 às 18:59
Você já comentou 8 vezes.

Gostei do “viciada em café” (também sou), mas a resenha me pareceu tratar de um livro bem clichê mesmo, afinal têm varios filmes teens que me lembram isso. Como você citou, a capa também não ajuda, mas achei a sua opinião sobre ele bem interessante e fiquei com vontade de ler sim!!!
Beijos
Thais Rory postado recentemente..Que livros são esses?My Profile

[Responder]


01/03/2012 às 20:26
Você já comentou 3 vezes.

Depois de ver essa resenha, com certeza vou comprar esse livro, e vou com certeza ler mais de uma vez

[Responder]


06/03/2012 às 21:49
Visitante assíduo e já deixou 14 comentários.

Oi, Brenda!
Sempre quis ler Pão-de-mel. Não é um livro tão falado (o que é uma pena), mas sempre acreditei que é um livro que vale a leitura. Adoro histórias adolescentes, isso é fato, mas o que me chamou atenção (além do nome e capa) foi o contexto. A Cyd foge muito das protagonistas que estamos acostumdas a ver nos livros teen. Ela me aparece ser determinada e muito teimosa! haha O que achei mais lindo nisso tudo foi descobrir que pão-de-mel é a boneca dela. Que diferente! *-*
Gostei da resenha, Brenda! Sem spoilers (adoro! rs)

Beijo!
Janaina Barreto postado recentemente..Da série “músicas que não consigo mais parar de…My Profile

[Responder]


14/03/2012 às 21:28
Você já comentou 3 vezes.

Adorei a resenha! Aliás, só de olhar a capa já dá vontade de ler, né? Hahaha ;)

[Responder]


02/06/2012 às 16:39
Visitante assíduo e já deixou 27 comentários.

às vezes uma história simples, ou aparentemente comum é contada de tal maneira que pode nos surpreender; essa é a maior virtude de um bom escritor, fazer mágica usando apenas as palavras e situações que muitas vezes são comuns, nesse caso a narrativa em si se torna mais importante por ressaltar e nos mostrar aspectos que não teriam chamado nossa atenção de outra forma.

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Nossa Cris muito certo o que você disse! Tem livro que a história tem TUDO pra dar certo e não dá. O autor não sabe aproveitar o que tem! Já outros como é o caso de Pão de mel nem parecem promissor e a autora faz ele ficar fantástico<3

[Responder]


30/09/2012 às 22:47
Visitante assíduo e já deixou 45 comentários.

Eu fiquei com muita, muita “ pirangagem“ de pagar 29,90 num livro pequeno e fininho.
Fiquei curioso com a sinopse e agora com a resenha.

P.S.: No dia que eu fui comprar o livro além da pirangagem, minha prima não deixou, como sempre, eu comprar. :p

[Responder]


15/10/2012 às 12:31
Visitante assíduo e já deixou 114 comentários.

Eu gostei da resenha, não tinha ouvido falar desse livro ainda , só nesse blog mesmo.
E a capa é meio infanto-juvenil então achei que fosse um livro bem bobinha, mas gostei da sua resenha dizendo ser um livro peculiar.
Eu ainda não posso comprar pra ler, porque lembra que a primeira vez que comentei aqui foi no seu post de consumidora compulsiva. rs
Então, hoje é dia 15 e eu já gastei mais de 150 reais em livros
Faço minha mãe pirar . hahaha
Mas vou comprar sim , para poder dar uma opinião melhor.
Beijos .

[Responder]


13/01/2013 às 22:51
Visitante assíduo e já deixou 34 comentários.

Comprei o livro sem nem ter lido a sinopse uma vez na americanas, só porque estava barato.
Até hoje ainda não li, isso faz um ano e alguns meses. E nunca tive a coragem para sequer ler a sinopse.
Nível Expert em compulsividade.
Pensei que fosse um livro bobinho, meio juvenil e com aquele romance melado. Mas pelo visto me enganei. Comecei a ler o livro hoje, por causa da sua resenha. Se não fosse você continuaria sem ler a sinopse, kkk. Obrigada :)

Beijos, Dai :*
Daiane Carvalho postado recentemente..Resenha: O Inverno das Fadas – Carolina Munhóz – Fantasy ~ Casa da Palavra – (by Wender Monteiro)My Profile

[Responder]