resenhas category image [Resenha] – O Céu está em todo lugar, Jandy nelson 08/02/12


Nome: O céu está em todo lugar
Autora: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 423
Ano: 2011
Avaliação: ★★☆☆☆

Este é um livro de estreia vibrante, profundamente romântico e imperdível. Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida – e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda…

Sabe aquele livro empolgante, que te faz adorar cada personagem e trecho, de forma que o folhear das páginas passar desapercebido? Bem, definitivamente O céu está em todo lugar foi tudo menos isso. Sei que muita gente adorou o livro e não vai concordar com meu ponto de vista, mas não posso mentir sobre o que senti durante a leitura. E adora-lo passou muito longe disso.

Lennie a personagem principal, acabou de perder a irmã, então é esperável que ela esteja fragilizada e que as primeiras páginas do livro sejam melancólicas e esféricas em relação a repetição dos seus sentimentos de dor e insegurança. O que não é esperado é que o livro TODO seja assim. Muito menos que só porque Lennie encontre em Toby – o ex da irmã – uma extensão de Bailey, isso torne aceitável se agarrar loucamente com ele. Ela tornou-se de longe a personagem mais irritante que tive o desprazer de conhecer. Quando perdemos uma pessoa ficamos vulneráveis, não mesquinhos como Lennie me pareceu. Ela se culpava o tempo inteiro, se perguntava como podia fazer as coisas que fazia. Mas voltava a fazê-las, de novo, e de novo, e de novo. Tristeza e reclusão são bem diferentes de egoismo e masoquismo.

A existência de um triângulo amoroso, formado após dois encontros também não ajudou muito na minha predileção pelo livro. Não há palavras que descrevam minha irritação quando surge um amor gigante entre personagens que mal se conhecem. De um lado ficava Toby, com suas atitudes impensáveis e sem personalidade convincente. E do outro Joe, o personagem que achei que poderia da um up na história mas se tornou mais uma tentativa frustada de mocinho apaixonante.

A narrativa em primeira pessoa me deixou sufocada por tantos sentimentos tortos. Seu luto era forçado e senti durante a leitura uma pontada gigante de inveja de Lennie pela vida da irmã. Ela passou a história toda tentando se convencer que o que fazia era obra das circunstâncias, fingir que no fundo era uma pessoa boa e ingênua, ao mesmo tempo que se considerava uma traidora no último grau. Concordo especialmente com a parte do traidora. Como uma garota que mal havia beijado, de repente não consegue parar de pensar em sexo?

Aliás que coisa estranha uma pessoa ficar escrevendo aleatoriamente em papeis de bala, troncos de árvore, copos descartáveis e folhas e simplesmente descartar por aí, como ela fazia. A única tristeza que me convenceu foi a da sua avó. O fato dela ser ignorada por Lennie, me deixou sensível a seu luto. Ela já havia perdido uma neta. Não merecia ser abandonada pela segunda.

É claro que como vocês já sabem, a editora fez um trabalho belíssimo em relação a estrutura do livro, então minha primeira estrela foi em relação a isso. Já a segunda veio pelo livro ter melhorado minimamente nas últimas 80 páginas. Não posso ser hipócrita, fingir que essa leitura conseguiu alcançar três estrelas. Foi muito difícil me empolgar, me sentia torturada tentando desesperadamente encontrar algo para me prender. Como sou exceção sobre o que achei, recomendo que leiam e tirem suas próprias conclusões.

DESIGN: ★★★★½
IMPACTO: ★☆☆☆☆
NARRATIVA: ★☆☆☆☆

27 comentários
Postado em 08/02/12 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


27 comentários »
08/02/2012 às 23:18
Você já comentou 2 vezes.

Olá Brenda!
O que eu posso dizer além de “estou com muito medo de ler este livro”? Sim, porque eu desejo tanto pelo trabalho da editora, mas mesmo sem ter lido já odeio a Lenny. Sei que será tortura tentar ler esse livro e sei também que vou odiar pela falta de respeito que ela tem com a irmã falecida, porém toda vez que olho para esse livro fico pensando “coisa mais linda esse livro, eu quero!”.
Adorei a tua sinceridade e realmente fiquei pensando o que será que acontece nessas 80 páginas, se a Lenny toma vergonha na cara ou nao. HAHHAHA

Beijos,
@umalimonada
Samyra Aquino postado recentemente..O que você está lendo? #8My Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

kkkkkkkkkkkk
Eu deixei em aberto pra vocês lerem porque como a maioria do pessoal leu e amou o livro, talvez eu não tenha entendido muito bem o objetivo da autora né?
Mais realmente o trabalho gráfico é uma perfeição, no final das contas ele ao menos embeleza minha estante haha
beijo!

[Responder]


May
09/02/2012 às 09:53
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

Essa é a segunda resenha “negativa” sobre esse livro que eu leio. E a outra resenha (não lembro nem qual o blog agora) falava da mesma coisa que você, de como o livro era chato e cansativo, e como a Lennie era contraditória em seus pensamentos.. Gostaria muito de ler e tirar minhas próprias conclusões, estava pensando em comprá-lo, quem sabe…

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Eu recomendo que leia mesmo, talvez o problema tenha sido eu no final das contas que não entendi a chata da Lennie kkkk
Mas quem sabe você não entende melhor ela né? Muita gente (praticamente todo mundo que conheço e leu) adorou o livro, aí fica a seu critério :]
beijo May!

[Responder]


09/02/2012 às 18:20
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

amei a resenha! embora este livro seja uma duvida das grandes pra mim (algumas resenhas fazem parecer lindo, outras o mostram como um livro meio fraco) ainda quero ler.
muitos me dizem que a lennie da nos nervos!! kkk
bjuss

[Responder]


09/02/2012 às 20:05
Visitante assíduo e já deixou 74 comentários.

Bom..
Nem sei por onde começar,pelo que observei tanto nessa resenha como em outras que li,ou se gosta da leitura ou odeia,não existe meio termo para esse livro’

Bem,é importante a sinceridade em relação ao livro,foi bom você ter demostrado o que sentiu ao lê-lo.A capa realmente é linda,as páginas e o interior do livro também,me apaixonei por ele logo de cara e espero que a estória seje tão envolvente para mim como o livro em si.
Acho que o livro depende muito do seu ponto de visto,da sua personalidade e de como você reage as circunstâncias da vida,espero me indentificar muito’

Talvez esses dois garotos despertaram sentimentos diferentes nela,e isso acaba deixando-a assustada pois como foi dito antes ela nem se interessava por garotos,provavelmente a falta da irmã a deixou mais sensível e fragilizada,consequentemente despertando interesse mais cedo ou mais tarde por relacionamentos amorosos!
Fico cada vez mais curiosa por ele *.*

Bjo’

[Responder]


10/02/2012 às 04:30
Visitante assíduo e já deixou 17 comentários.

Oi, Brenda!

Ih, que pena que não gostou do livro, flor. :( Você é a primeira pessoa que vejo que se decepcionou com ele. Eu ainda não li… Mas acontece, né? Livro é bem pessoal, uns amam, outros nem tanto. Mas ta certa, a gente tem que expressar o que o livro nos passou mesmo! ;))

Beijos!
Amanda || Lendo & Comentando
^_^
Amanda postado recentemente..Amante Sombrio – J. R. WardMy Profile

[Responder]


10/02/2012 às 09:48
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Eu amei o seu blog e já estou seguindo. Segue de volta?

Beijinhos!!!
Clara Martins ( superleitora) postado recentemente.."O Diário de Anne Frank"My Profile

[Responder]


10/02/2012 às 21:24
Visitante assíduo e já deixou 30 comentários.

E você ainda acha que depois dessa resenha eu vou ter coragem de gastar meu santo dinheirinho comprando esse livro pra ler? kkkkkkkkkk Não mesmo.. Preciso concordar com sua opinião e pronto HAHA
Bjs!

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Veja o último post do trecho de terça e desista por mais de uma vida kkkkkkk

[Responder]


11/02/2012 às 20:24
Visitante assíduo e já deixou 26 comentários.

Oi Brenda o/ tudo bem?
Ok, to revolts total com você, certo? kk, Como uma pessoa pode não gostar desse livro? Mas ok.. Vamos lá…
Eu entendi a Lennie, entendi perfeitamente, tudo. A questão do amor estranho pelo namorado dela, do fato de não pensar em otura coisa que não sexo e ainda sair escrevendo em tudo por aí. Quando a gnt perde alguém realmente especial pra nós, as coisas acontecem de forma muito esquisita. Quando aconteceu comigo, eu grudei no meu irmão de tal forma que podia sufocar ele, meu namorado com certeza já devia estar sufocado porque eu viva o máximo de tempo possível com ele, era terrível, agora, uns meses depois eu vejo… Pode parecer estranho mesmo, mas tudo que ela vez faz muito sentido! Ela podia ser meio estranha e eu senti raiva dela quando ficou com o Toby tbm, assumo! Mas depois compreendi que a cabeça dela devia estar de cabeça pra baixo, ela precisava de uma lgiação com a irmã e aquela foi a primeira que apareceu! Um ligação íntima, diferente da familiar. Sim tbm fiquei com raiva dela por ter ignorado a vovó, e aí sim, não vi desculpas…
É isso! Não me leva a mal, só quis defender meu amor por esse livro, rs.

Beeeijo, Nanda
http://www.julguepelacapa.blogspot.com

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Tubo bem Nanda, livro é assim mesmo né?
Eu jurava que ia gostar, mas não consegui MESMO entender Lennie :S
beijo flor!

[Responder]


12/02/2012 às 22:13
Visitante assíduo e já deixou 67 comentários.

Ah, eu acho que já falei aqui no blog em uma outra postagem que eu gostei muito desse livro, e até entendo a Lennie. E a coisa toda dela escrever em todo o tipo de lugar é o que mais me encanta no livro! Sério, é interessante o fato de que ela sente, escreve e deixa que os seus escritos fiquem por aí, sem qualquer intenção, só por não ter o que fazer com eles…

E o fato de os dois se a apaixonarem um pelo outro quase sem se conhecer, pra mim não é tão estranho. Quer dizer, isso é o fato mais comum entre os livros e na maioria deles é tão bonito e cativante que nem importa realmente.

É uma pena que não tenha gostado do livro, mas saiba que a resenha ficou ótima, você soube dizer o porquê de não ter gostado do livro (:

Bjão;*
Naty.

[Responder]


14/02/2012 às 14:20
Visitante assíduo e já deixou 10 comentários.

Oi Brenda

Agora que não leio esse livro mesmo!!! A capa é bem bonita, mas nunca gostei da sinopse dele, e depois da sua resenha me pareceu bastante cansativo e chato.
Definitivamente não vou gastar comprando ele.

Beijo ;*
Gisele postado recentemente..Resenha: O mundo de Vidro – Maurício GomydeMy Profile

[Responder]


17/02/2012 às 15:49
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Ah, eu gostei do livro =X Quer dizer, no todo ele é bem interessante, o fim não me agradou de maneira alguma, achei meio chulo e o conflito foi superficial demaaaaaaais

[Responder]


22/02/2012 às 21:35
Visitante assíduo e já deixou 19 comentários.

eu n acredito que vc n gostou do livro!!! é muito bom e lindo.bjs

[Responder]


23/02/2012 às 19:43
Você já comentou 3 vezes.

Já li várias resenhas desse livro e achei encantador. Está na minha lista!

[Responder]


21/06/2012 às 12:24
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Sério que é tão mau assim???
Ai murchei… estava de olho nele… mas fiquei desanimada agora… personagem coitadinha o livro todo não dá… é de enlouquecer…
Vou procurar outro livro para trocar…. assim evito problemas…
Eu tb esperava que o Joe fosse um plus… mas é apaenas mais um número.
Vou deixar esse passar…

[Responder]


06/07/2012 às 01:02
Visitante assíduo e já deixou 24 comentários.

O livro é lindo.
Pena que não gostei tanto da história,não me cativou muito.
Mas gostei de sua resenha.

[Responder]


07/08/2012 às 14:14
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

O que eu achei do livro foi que, a capa é linda, o titulo é interessante. Acho q cor de ceu me fascina msm. E a partir q comecei a ler fiquei curiosa, mas quando já tinha lidoa metade do livro já estava encantada com a estoria.
Bem, eu li sua resenha e li algus comentarios,é a primeira resenha sua que leio. E meu comentario se espelha no da colega Naty, eu diria a msm coisa. Mas gostei da sua resenha, vc se expressa mt bem.

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Jaqueline!

Que bom que você gostou da resenha, mesmo discordando da minha opinião. Eu queria deixar bem claro os motivos que não gostei porque percebi que era uma das poucas pessoas que não amou o livro.
Obrigada pelo comentário! :]
beijos!!

[Responder]


27/08/2012 às 19:56
Você já comentou 4 vezes.

Eu já li esse livro, é muito bom!

[Responder]


27/09/2012 às 19:11
Visitante assíduo e já deixou 43 comentários.

OI..

Eu adorei ler esse livro e me quando ele chegou ao fim fiquei tão triste, pois, queria mais e mais.. Me envolvi muito pela a história..
Samira Chasez postado recentemente..Análise dos Produtos da Lola Cosmetics + PromoçãoMy Profile

[Responder]


02/10/2012 às 19:47
Visitante assíduo e já deixou 114 comentários.

Eu li, mas não foi muito empolgante não. Eu lembro que quando li “Ei deveria estar de luto e não me apaixonando” , fiquei louca para ler.
Aí quando comecei a ler, não achei legal. Tem muitas partes bem legais, mas não foi AQUILO. Foi 4 estrelas.
É isso !!!
Beijos

[Responder]


16/10/2012 às 20:31
Visitante assíduo e já deixou 82 comentários.

Não sou muito boa com luto e acho que é uma coisa difícil demais. cada um tem uma forma de fazer isso e pelo jeito a da protagonista foi bem estranha. Fora isso, parece que a história é bem bonitinha, mas não me sinto especialmente inclinada a ler esse livro.

Thais Vianna
@dathais
dathais@hotmail.com

[Responder]


13/01/2013 às 22:58
Visitante assíduo e já deixou 34 comentários.

Sempre fui louca por esse livro. Pelo acabamento mesmo, pelo desing dele. É tão fofo e lindo.
Mas acabei deixando de lado e resolvi não comprar pelas criticas super negativas que ando vendo.
Pretendo sim algum dia ler, mas por enquanto, agora não.
Daiane Carvalho postado recentemente..Resenha: O Inverno das Fadas – Carolina Munhóz – Fantasy ~ Casa da Palavra – (by Wender Monteiro)My Profile

[Responder]


12/05/2013 às 19:35
Visitante assíduo e já deixou 17 comentários.

Li e gostei. A história é meio fraquinha, verdade, mas o livro me ganhou nos versos no início de cada capítulo e obviamente, eu em apaixonei -só para variar- pelo Joe. Eu não me seguro, é assim com a maioria dos livros que eu leio. Enfim, também gostei do nome dela. Lennie, rs, bem hippie. Pronto acaba aí. O fato de ela querer e depois do nada ficar se agarrando com o Toby me irritou muito. Aff, se segure, mulher! Apesar disso, consegui aproveitar a leitura. Adorei a resenha!
Jéssica Paula postado recentemente..fandoms-unites:

And that’s why Ansel is the perfect AugustusMy Profile

[Responder]