resenhas category image [Resenha] – Mau começo, Lemony Snicket 06/01/12


Nome: Mau começo, Desventuras em série #1
Autor(a): Lemony Snicket
Editora: Cia das letras
Número de páginas: 295
Ano: 2003
Avaliação: ★★★★★

Caro Leitor,

Sinto dizer que o livro que você tem nas mãos é bastante desagradável. Conta a infeliz história de três crianças muito sem sorte. Apesar de encantadores e inteligentes, os irmãos Baudelaire levam uma vida esmagada por aflições e infortúnios. Logo no primeiro capítulo as crianças estão na praia e recebem uma trágica notícia. A infelicidade segue os seus passos, como se eles fossem imãs que atraíssem desgraças.

No primeiro volume, os três jovens têm que lidar com o repulsivo vilão, dominado pela cobiça, com roupas que pinicam o corpo, um incêncio calaminoso, um plano para roubar a fortuna deles e mingau frio como café da manhã.

É meu triste dever pôr no papel essas histórias lamentáveis. Mas não há nada que o inpeça de largar o livro imediatamente e sair para outra leitura sobre coisas mais alegres, se é isso que você prefere.

Respeitosamente,
Lemony Snicket.

Mau começo é o primeiro livro de uma coleção de 13 volumes chamada Desventuras em série. A capa não é muito convidativa e a sinopse um tanto excêntrica. Afinal que tal começar a ler algo com a certeza de um final nada feliz?

Gênio da comédia dramática, Lemony Snicket ou Daniel Handler se preferir (já que Snicket é um pseudônimo), nos apresenta um conto de fadas diferente. Conto de fadas porque, sim, ao longo da leitura temos a sensação mágica que só histórias assim poderiam dar, e diferente porque como o título já diz são narradas desventuras.

Após a morte dos pais em um incêndio, os órfãos Baudelaire viram o começo de um grande infortúnio. Violet, a mais velha, ainda não assumiu a maioridade e por isso não tem acesso a herança, a solução acaba sendo morar com o parente mais próximo. O primeiro destino é a mansão sombria do perverso Conde Olaf. E a herança começa a se tornar um verdadeiro fardo nas costas dos irmãos. Perfeito vilão, Olaf combina atitudes pérfidas e revoltantes para pôr as mãos na fortuna dos Baudelaire. Através de armadinhas e planos bizarros armados com seus comparsas.

Violet, uma inventora, Klaus, irmão do meio e leitor assíduo, e Sunny a mais nova e mordedora nata, são crianças especialmente talentosas e inteligentes, que mesmo quando tudo parece perdido conseguem encontrar um jeito de se sobressair. Exemplos de na vida nem tudo será fácil, mas a verdadeira alternativa a ser seguida é nunca desistir frente aos obstáculos.

A narrativa é com certeza fator decisivo no sucesso dessa série. Com humor negro, vocabulário incrível, e um narrador-personagem misterioso, Mau começo é fascinante e nem um pouco clichê. De forma envolvente, a combinação inusitada dos gêneros drama, comédia, tragédia no último grau e mistério fez dessa série algo único e surpreendente, um verdadeiro clássico para todas as idades.

Uma leitura melancólica, mas ainda assim divertida e potencialmente fantástica.

O livro ainda apresenta várias imagens e uma ótima diagramação, fazendo Mau começo se tornar definitivamente, o melhor começo que uma série poderia apresentar.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★★★
NARRATIVA: ★★★★★

27 comentários
Postado em 06/01/12 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


27 comentários »
06/01/2012 às 23:31
Visitante assíduo e já deixou 81 comentários.

Que lindo! Eu assisti o filme no cinema a séculos atrás(anos), e amei, eu não sabia que tinha os livros, mesmo, agora eu surtei e vou comprar! amo, amo, amo!A Sunny é a minha personagem favorita, muito fofinha!Té mais Brenda , bj.

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Eu ADORO o filme também! O livros são um tanto carinhos mas estão em promoção no Submarino! E ainda tem um box com os 13 volumes por R$200,00 o que é muito barato visto que cada um geralmente é R$30,00!

beeijo!!

[Responder]


07/01/2012 às 03:45
Visitante assíduo e já deixou 32 comentários.

Ai, eu sou doida pra ler esses livros, mas ainda não tive coragem de colocar eles na minha lista, risos. Eu tinha começado a ver o filme, mas parei, não sei por quê c.c Enfim, eu tenho fé que um dia ainda vou ler todos os livros, haha. Nem que seja só o primeiro pra eu me situar :D

Beeijo migs
Kaká
Kaká Rodrigues postado recentemente..Indicação #02: Florence + The MachineMy Profile

[Responder]


07/01/2012 às 07:14
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Oi Brenda!!
Eu adoro livros infanto-juvenis!
Sempre são tão cheios de emoções e são alegres, muitas vezes, não me fazem chorar! Rs rs
Eu quero muito ler a coleção de Desventuras em série, ainda não tive a oportunidade, mas espero ler em breve!! Por enquanto só vi o filme e amei *.*
óTima resenha, só me fez pensar, em como ainda não pude ler o livro, rs rs.
Beijão! Até mais!

enfimdeasasabertas.blogspot.com

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Oi Débora!

Sério, se você viu o filme e amou com certeza vai adorar os livros! Eles são os melhores infanto-juvenis do mundo!!
beijo!

[Responder]


May
07/01/2012 às 12:14
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

Essa série é famosa, mas nunca tinha parado e me interessado por ela. Fiquei intrigada por Mau Começo, amei a sinopse, como você disse, excêntrica.

Beijos,
May ;*

[Responder]


07/01/2012 às 14:36
Você já comentou 8 vezes.

Oi Brenda :)
Eu AMO essa série de paixão *.* Acho que é uma das melhores séries infanto-juvenis que existe!
Sua resenha ficou ótima! Parabéns!
Eu também adoro o filme que foi feito, pena que só ficou no primeiro livro mesmo, porque seria fantástico ver o resto da história nas telonas :D
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tem post novo, passa lá!
Beijos,
Nathi
@bookswonderland
Books in Wonderland

[Responder]


07/01/2012 às 16:44
Visitante assíduo e já deixou 25 comentários.

Concordo com tudo o que você disse! Eu amo Desventuras em série, já li 7 dos 13 livros… e vou ler mais esse ano!! O que eu acho mais incrível na série é o humor negro misturado com o tom dark que está presente em toda a leitura… que torna o livro tão sombrio… e demais!! Além da surrealidade da série inteira! Nossa, não sei porque, mas esses livros parecem não ser desse mundo, ora parecem que se passam no passado ora no presente, tem alguma coisa meio estranha aí… não sei… mas que é surreal é, além de ser MARAVILHOSA!! Pode ser até um pouquinho infantil, mas por outro lado é genial… E amo livros genais!!

BOA SORTE PRA GENTE COM A CIA!!
Geovanna Ferreira postado recentemente..Resultado: Gincana Literária de Natal!My Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Nossa, não sei porque, mas esses livros parecem não ser desse mundo, ora parecem que se passam no passado ora no presente, tem alguma coisa meio estranha aí… não sei… mas que é surreal é, além de ser MARAVILHOSA!! [2]

Meu Deus Geovanna você também sente isso!? É tão mágica a sensação né!! Fora de qualquer tempo, sendo realidade e ao mesmo tempo não! É PERFEITO MESMO!! To paquerando o box na promoção do submarino HÁ SECULOS! Porque apesar de ter lido todos, faltam 5 para completar e o preço de 5 dá praticamente o preço do box completo!!

Beijo Gen 3 FAVORITA EVER!!
E NÓS SOMOS FUTURAS PARCEIRAS DA CIA DAS LETRAS *–* :D

[Responder]

Geovanna Ferreira Reply:

Vc já viu o filme? Apesar d ñ tem quase nada a ver com os livros, acho que ele captou um pouquinho da surrealidade de Desventuras em série, que sei lá, é muito estranho, misterioso, acho que o humor é mesmo pra assustar, além de que os personagens, todos caricatos, aqueles vilões, as bizarrices deles e das situações, personagens bobinhos feito Poe e tudo mais são propositalmente infantis pra causar estranheza… sabe de uma coisa, sempre achei os livros meio dark até demais, parece que tem parte com o lá de baixo rsrs… se é q vc me entende! AAHHH enfim, amo Desventuras em série, tem tudo que amo, é diferente, excêntrico, misterioso, genial e com uma pontinha de vintage… COMO NÃO AMAR1?

Poderia ficar discutindo essa série linda até o fim do mundo…. é tão boa!!
Geovanna Ferreira postado recentemente..Resultado: Gincana Literária de Natal!My Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Vi o filme sim! E mesmo estragando algumas coisas você tem razão! Eles conseguiram captar o espirito do livro! COMO NÃO AMAR MEESSSMO! Você já leu todos?


07/01/2012 às 19:31
Visitante assíduo e já deixou 74 comentários.

Parabéns pela resenha,melhor de que quando vi anteriormente’

Em relação a desventuras em série,realmente é um livro fascinante e marcante,mesmo depois de algum tempo,voce nunca esquece da estória’
Eu particulamente gostei muito,pois foi a primeira série de vários livros que li e não demorei muito a comprar todos que tenho,infelizmente ainda não terminei,talvez por relaxamento,pois posso conseguir emprestado o último livro neh brenda? KkKkKkK’ Eu sei que siim..
Até porque trocamos alguns que eu ou voce não tinha,só para lermos rapidinho’

Para eu terminar a coleção de 13 livros,faltam 3′
Esse ano termina,uma das metas para 2012 :razz: ;-)

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Isso mesmo donda Thaís tá na hora de terminar de ler pra comentar comigo né bonita??? Segunda você vai levar obrigada!!
beeijo!!

[Responder]


07/01/2012 às 20:16
Visitante assíduo e já deixou 25 comentários.

Não li todos, ainda! ;-) Minha meta é ler pelo menos mais 3 livros da série essa ano! Eles são curtinhos, então leio geralmente em dois dias, ou menos! Você não tem ideia o quanto eu adoro Violet, Klaus, Sunny e até o Olaf! O único ponto negativo ao meu ver, é que livro vem, livro vai e a “formula” que o vilão usa pra pegar as crianças, no fim é quase sempre a mesma… mas as trapalhadas, o mistério e a surrealidade de todo o resto compensa!! Parei no Elevador Ezarts! To louca pra ler Cidade Sinistra dos Covos, já li um pedacinho e já amei!!!!

YEAHHH WE ARE GEN3 BLOGGERS AND TEAM UNFORTUNATE EVENTS YEAH YEAH!!!events
Geovanna Ferreira postado recentemente..Resultado: Gincana Literária de Natal!My Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Li todos e acredite A SÉRIE CONSEGUE FICAR MELHOR DO QUE JÁ A PARTIR DE a CIDADE SINISTRA DOS CORVOS!! Começam a surgir MUITOS mistérios que te deixam louca!! Sou louca pela Sunny! E a do filme é uma coisa super gostosa! kkk
WE ARE GEN3 BLOGGERS AND TEAM UNFORTUNATE EVENTS YEAH YEAH!! (COISA LINDA *-*)
DESVENTURAS EM SÉRIE TEM QUE DOMINAR O MUNDO !!!! Você gostou mais de qual até agora??

beijos!!

[Responder]

Geovanna Ferreira Reply:

AHHH adoro todos os livros, mesmo cada um tem uma maluquice pra ser meu favorito, mas particularmente tenho uma quedinha pelo Inferno no colégio interno e pelo Lago das Sanguessugas!! Uou, o que foi os trigêmeos descobrindo informações confidenciais sobre Olaf e serem raptados justamente na hora de contar o segredo do vilão para os órfãos? LOUCURA LOUCURA!!!
Outra cena que eu AMO é quando em Elevador Ezarts eles entram num túnel e vão parar nas cinzas de sua antiga mansão: ALTAMENTE COMPROMETEDOR pra Esme ( é esse o nome dela né?) Acho ( pq ainda não li tudo) que o Olaf era muito mais do que um parente distante dos pais Baudelaire, assim como todos seus comparsas estão metidos nessa encrenca, e porque não o Poe, afinal, ele nunca confia nos órfãos, estaria se fazendo de desentendido?? DÚVIDAS, DE UMA LEITORA QUE PAROU A SÉRIE PELA METADE, ISSO VC VÊ SÓ AQUI, NOS COMENTÁRIOS DO CATAVENTOS DE IDEIAS… rsrsrs
Geovanna Ferreira postado recentemente..Resultado: Gincana Literária de Natal!My Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Tenho uma queda gigantesca pelos trigêmeos Quagmire!!Ainda mais quando no nono um deles e Viol.. Hum vai ficar curiosa!!! kkkkkkkkk
Mas enfim, morri com aquela cena também!! Minina quando chegar no nono vai entrar um tal de um açucareiro que me deixa louca de curiosidade até hoje! e a famosa sigla CSC já ouviu falar???
Pra piorar ainda tem a autobiografia não-autorizada que é de morrer!! E tem um livro chamado The Beatrice Letters que a cia não lançou no Brasil mais é um extra fantástico !!
DUAS GEN3 LOUCAS POR DESVENTURAS QUE NÃO TEM O QUE FAZER PRA FICAREM CONVERSANDO PELOS COMENTARIOS, ISSO VOCÊ SÓ ENCONTRA AQUI! NO CATAVENTO DE IDEIAS!! KKKKKKKKKKKKK RINDO HORRORES AQUI!!


07/01/2012 às 22:11
Visitante assíduo e já deixou 25 comentários.

Eu sei desse bafão, sempre senti um clima entre os trigêmeos e Klaus e Viote!! O pior é que essa sociedade secreta me deixa muito curiosa e olha uma coincidência macabra, acho que nem é coincidência viu! CSC: CIDADE SINISTRA DOS CORVOS! Alô?? Sabia que a Cia vai lançar outro livro do Lemony/Daniel?? Acho q vai sim!! :smile: Já ouvi falar da auto biografia de The Beatrice Letters!! DÁ MEDO!! De verdade! Valeu prestar atenção nos desenhos que há nos livros, principalmente na capa e nas primeiras páginas que são ilustradas, todas cheias de símbolos e mensagens… além das cartas do Lemony no fim de cada livro, destinado á o editora! Ai ai, Desventuras em série devia ser mais famosa viu, é tão tão legal e genial! Fico triste do povo nem dar atenção á DeS!!! É tão intrigante, misterioso!! AMO AMO AMO DE TODO O CORAÇÃO! Nossa, assim vc me mata Brenda Lorrainy, vou sair passando Desventuras em série na frente de tudo que é leitura desse jeito!!
Geovanna Ferreira postado recentemente..Resultado: Gincana Literária de Natal!My Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Eu sempre notei esse título mas em nenhum livro houve algum comentário a respeito!! Sabia que em inglês todos eles tem iniciais iguais? Tipo Bad beginned! A Cia já publicou esses dois livros com o pseudônimo dele:http://www.submarino.com.br/produto/1/21595338/raiz-forte:+verdades+amargas+que+voce+nao+pode+evitar e http://www.submarino.com.br/produto/1/22950717/pedacinho+de+carvao,+o !! Sou doida pra comprar só porque é dele, mas falta-me o dinheiro! Você disse bem: É GENIAL!! SÉRIO QUE DÁ MEDO THE BEATRICEE LETTERS? Como você soube? responde e vamos trocar celulares porque o negocio tá ficando sério kkk!

[Responder]


08/01/2012 às 18:35
Visitante assíduo e já deixou 67 comentários.

Adorei a resenha, eu adoro o filme, mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro. (:

Bj;*
Naty.

[Responder]


20/07/2012 às 20:44
Você já comentou 5 vezes.

Uau, nota máxima em todos os aspectos! E a blogosfera literária anda falando muito bem dessa série ultimamente. Ela desperta meu interesse desde pequena, quando ia à Feira do Livro local. Na época, ia à tarde e meus pais me encontravam à noite com o dinheiro para pagar os livros. Impressionante como nunca conseguia encontrar Desventuras em Série quando estava com dinheiro. Até hoje, a oportunidade de comprar o primeiro livro sempre desaparece. Mas não perdi a esperança de ler as obras. Histórias diferentes, com certeza.

[Responder]


05/09/2012 às 21:11
Visitante assíduo e já deixou 45 comentários.

Conheci a série através do filme, não sei se posso dizer, felizmente ou infelizmente, pois…

A cada página que eu leio desse livro eu lembro de Jim Carrey com suas palhaçadas, sério, não consigo ver esse livro como triste ou melancólico.

Na verdade mesmo, vim conhecer os livros em si, através de Brenda, então foi amor a primeira – desventura – à vista. kkkk

[Responder]


28/09/2012 às 20:16
Visitante assíduo e já deixou 82 comentários.

Creio que o livro deva ser apaixonante. Me parece muito divertido e cheio de espirituosidade. Com uma trama envolvente.

Os personagens são bem construídos e os “desventurados” são uma graça.

A leitura dinâmica e a capa interessante sem duvida garantem o pacote completo para o bom livro.

Amei a sua resenha. Você conseguiu nos passar a emoção do livro, meus parabéns!!!

Thais Vianna
@dathais
dathais@hotmail.com

[Responder]


01/10/2012 às 15:10
Visitante assíduo e já deixou 11 comentários.

Já assisti o filme, e amei!

Inclusive essa sinopse do autor, aparece no final. Mas a melancolia, a infelicidade das crianças é que faz a história excêntrica. Mesmo estando dentro desse ambiente desventurado, os personagens – Os três irmaos – são apaixonantes. Adorei eles, cada qual com suas qualidades, incríveis e fortes!

[Responder]


07/10/2012 às 22:53
Visitante assíduo e já deixou 105 comentários.

Eu quero muito ler essa série! *_* aiai

[Responder]


13/10/2012 às 21:41
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Assisti o filme e adorei…. Não li os livros pois é muito carinho, mas quem sabe um dia quando eu arrumar um emprego, e puder dar 200,00 na série eu compre!!!!!

[Responder]


18/10/2012 às 22:16
Visitante assíduo e já deixou 114 comentários.

Eu só vi o filme, AINDA não li nenhum livro da série.
Eu bem vi o vídeo do seu blog hoje (Livros para ler em um dia – 18/10/2012)
E você recomenda ele.
Acho que você gostou mesmo. rsrs
Vou procurar economizar para comprar a série.
Vai que eu gosto ? rsrsrs
Beijos

[Responder]