resenhas category image [Resenha] – Despertar, Helena Andrade 25/01/12


Nome: Despertar
Autor(a): Helena Andrade
Editora: Novo século
Número de páginas: 374
Ano: 2011
Avaliação: ★★★★★

“Mergulhei, senti a sensação em todo meu corpo. Emergi, olhei na direção onde o deixei. Ele continuava no mesmo lugar, me olhando. Estendi minhas mãos e o convidei a vir comigo.” Lívia não podia imaginar as mudanças que aconteceriam em sua vida. Mudanças que a despertariam para uma nova perspectiva profissional, para uma nova visão de mundo… e para um grande amor. Acompanhe esta trajetória emocionante em Despertar!

Estou numa fase nacional, procurando apreciar o máximo possível de nossa literatura, especialmente a contemporânea. E é incrível como só tenho tido ótimas experiências até agora! Despertar foi mais uma delas. Desde que vi a capa criei altas expectativas, mesmo a sinopse não revelando muito. E para meu agrado e deleite elas foram completamente satisfeitas.

A recém formada em pediatria Lívia, nossa protagonista principal, mora em Campinas, mas acaba de passar num concurso e está de mudança para Guayi, uma cidadezinha do sul do Amazonas. Sua intenção inicial é passar apenas um ano enquanto espera pela aprovação em um curso de especialização no exterior, para ser médica cirurgiã, seu grande sonho. Quando concluiu medicina ela não esperava ir trabalhar tão longe, mas resolveu encarar o desafio. Em sua chegada é recebida por Ana e Carlos, um casal de médicos que trabalhará com ela no posto de saúde. Desde o início Lívia sente-se bem acolhida já que a tratam praticamente como uma filha, oferecendo residência enquanto não aluga seu próprio lugar. Também gosta bastante da pequena cidade, ficando a vontade em pouco tempo. Sei que está ficando um resumão, mas como a sinopse não conta nada, estou situando vocês na história.

Também é importante ressaltar Rodrigo, um jovem médico que assim como Lívia está esperando o resultado para especialização fora do país, compartilhando com ela afinidades; e um episódio que aconteceu na clínica que a deixou bastante abalada. Uma criança chegou com um corte na cabeça, e ao ir trata-la, o pai do menino vendo o quanto ela era jovem se comporta de forma imbecil, subestimando seus conhecimentos.

A narrativa da Helena é deliciosamente gostosa, me deixando empolgada ao ponto de ler o livro de uma vez só numa madrugada. Lívia é uma personagem bem centrada que nos cativa desde o inicio. Mas definitivamente dois fatores conquistaram-me de vez em Despertar. Primeiro a descrição dos cenários, que praticamente me fazia sentir a atmosfera de uma cidadezinha rodeada pela floresta amazônica! E o outro, o fato de trabalhar com medicina, dando todo um diferencial na história.

Como ponto negativo entretanto, fiquei um pouco incomodada pelo fato da Helena sempre repetir a forma de Lívia se sentir quando encontrava com a pessoa por quem irá se apaixonar. A descrição era um pouco repetitiva e desnecessária, já que já entendiamos o quanto ela gostava do personagem. Mas também não foi nada que tenha atrapalhado potencialmente o livro.

O desfecho foi bastante satisfatório e tentei prologar ao máximo (mas sem sucesso) a leitura por ter me apegado tanto a tudo. Despertar não tem um grande drama, ou uma história de grandes repercussões, mas sabe cativar nos pequenos detalhes e em sua originalidade. Foi leitura agradável, que me arrancou suspiros e me fez sonhar acordada.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★★☆
NARRATIVA: ★★★★★

10 comentários
Postado em 25/01/12 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


10 comentários »
26/01/2012 às 00:57
Visitante assíduo e já deixou 32 comentários.

Eu nunca tinha ouvido falar do livro, mas já tinha ouvido falar da autora. Acho que até já vi a capa do livro, mas nunca tinha parado pra ler a sinopse, nem ver as resenhas, haha. Enfim, isso me lembrou mto Grey’s Anatomy, haha. Não por ser na Amazonia, nem nada do tipo, mas pelo simples fato de envolver médicos. Tudo de médico me lembra Grey’s (: Gostei da história e da resenha, mas eu não ando em uma época nacional como você, to mais pra clássicos internacionais agora )): E principalmente pra fantasia, risos.

Beeijão
Kaká Rodrigues postado recentemente..Resenha: Um Homem de Sorte – Nicholas SparksMy Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Você não viu resenhas por aí porque a minha é a segunda que existe! kkkkk

[Responder]


26/01/2012 às 11:09
Você já comentou 9 vezes.

Desde que vi essa capa, fiquei querendo ler o livro. Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele, mas fico feliz da sua ter sido positiva *-* Odeio coisa repetitiva, espero não me incomodar quando ler.

Beijos,
whosthanny.com
thanny postado recentemente..Alcatraz, a mais nova produção de J.J. AbramsMy Profile

[Responder]


May
26/01/2012 às 12:10
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

Esse livro é um dos que eu leria somente pela capa! Mas o que mais me cativou nele, mesmo eu ainda não o tendo lido, foi que envolve medicina! São poucos os livros que conheço e tratam desse assunto, mas eu sou fascinada! PRECISO ler!

Beijinhos,
May ;*

[Responder]


26/01/2012 às 20:51
Visitante assíduo e já deixou 15 comentários.

Eu to na mesma fase nacional que você e fiquei super interessada por esse livro. Não costumo ler muitos livros sobre médicos, muito menos que vivam na Amazônia. Parece realmente bom.

[Responder]


27/01/2012 às 14:11
Você já comentou 5 vezes.

Olá :)
TUdo bom, querida?

Que legal sua resenha de DESPERTAR!!! Breve, objetiva e super completa!

Estou bem interessada nesse livro… o que já chamou a atenção, de imediato, foi a capa. Aí, vendo do que se trata a história, a gente fica ainda mais curiosa rs…

Um beijão!

Samanta Holtz
autora de “O Pássaro”
Samanta Holtz postado recentemente..Mimos literários de "O Pássaro"!!!My Profile

[Responder]


28/01/2012 às 20:56
Visitante assíduo e já deixou 74 comentários.

A capa é fofa mesmo,com esse ar de fim de tarde *.*

Siim,realmente o fato de trabalhar com medicina dar ao livro um caratér totalmente diferente e mostra a originalidade da estória..
É bem comum as pessoas associarem idade ao conhecimento que ela possui,mas bem adorei o fato de a autora descrever o cenário tão rico em detalhes,é bom poder sentir de “perto” o ambiente que os personagens estão’

Não posso dizer que me apaixonei pelo livro e não tem um motivo especifíco, mas fiquei um pouco curiosa,acho que foi isso,não sei ao certo..

Bjo

[Responder]


06/02/2012 às 23:10
Você já comentou 5 vezes.

Não sabia que esse livro era tão legal. Os autores nacionais estão simplesmente me matando de orgulho, poxa! Há algo mais bacana que ambientar uma história na Amazônia? Ousado, criativo! A meu ver, pode competir com livros estrangeiros. Está mais do que na hora de mostrarmos nossas belezas naturais e culturais ao mundo, não?

Parabéns pela resenha. Bem escrita, clara e objetiva. Ganhou uma seguidora e leitora!

Beijos,

Fátima Menezes – @RecantoCaliope
http://recantodecaliope.blogspot.com
Fátima Menezes postado recentemente..Arqueiro: Lançamento (A Sombra da Lua)My Profile

[Responder]


30/09/2012 às 10:01
Visitante assíduo e já deixou 82 comentários.

Eu achei a capa bem bonita e fui toda curiosa, mas não gostei muito do enredo do livro. Apesar da boa narrativa e personagens interessantes, não me atraiu.

Thais Vianna
@dathais
dathais@hotmail.com

[Responder]


30/09/2012 às 11:53
Visitante assíduo e já deixou 43 comentários.

Oi..

Gostei muito da sua resenha, apesar de não ter curtido muito esse livro porque a história não me chamou a atenção..
Samira Chasez postado recentemente..Resenha Vampiro Secreto Mundo Das Sombras – Livro 1My Profile

[Responder]