resenhas category image [Resenha] – As Bem resolvidas (?), Luís Eduardo Matta 19/01/12


Nome: As Bem Resolvidas (?) Quem manda aqui sou eu!
Autor: Luís Eduardo Matta
Editora: Vermelho marinho
Número de páginas: 195
Ano: 2011
Avaliação: ★★★★☆

Chris, Alê e Isa são bonitas, ricas e populares, além de amigas inseparáveis. Vivem a vida que todas gostariam de ter: estudam na melhor escola da cidade, frequentam lugares badalados e vestem as mais desejadas roupas. Tudo parece perfeito. Isa conhece Rogério, o novato da escola, e logo se encanta por ele. Alê só tem olhos para PH, seu namorado sem noção, e Chris, coitada, é colocada no meio de toda essa confusão. Para complicar tudo, Bu Campello, a patricinha mais implicante do mundo, não medirá esforços para sabotar a vida social das “amigas”. De confusões com namorados a festas sofisticadas e bailes funks, acompanhe a rotina dessas garotas incríveis que fazem de tudo para conseguir o que querem. Mas será que elas sempre conseguem? Se delicie com essa divertida história cheia de intrigas, dramas, vinganças, romances, inveja, conquistas e claro, muita badalação. E aí, preparada para entrar no mundo das bem resolvidas?

O enredo tem um toque de Chick lit e uma pitada (bem grande e gostosa) de humor! Estamos no Rio de janeiro e popularidade e riqueza são as palavras chaves.

É com esse cenário juvenil que somos apresentados As Bem resolvidas(?): Alê, Cris e Isa as protagonistas principais da história. Lindas e ricas elas são inseparáveis. Isa é a romântica e delicada que sempre sonha com seu príncipe encantado, Alê está cada vez mais enroscada em seu relacionamento sem futuro, e Chris é a mais resolvida estre as três, ficando mais como líder. Neste primeiro volume (sim é uma série!) somos apresentados ao cotidiano dessas garotas, sua desventuras, intrigas, rolos e confusões que só uma vida do colegial poderia apresentar.

A essência da história foca principalmente na questão influência econômica e popularidade, com várias rixas e intrigas entre a parte rica e os chamados novos-ricos, com um passado não tão luxuoso assim, (leia-se Bu Campelo, nossa adepta as batidões funks e mais conhecida como a Rainha da piaçava já que seu pai ficou rico vendendo vassouras!). Orgulhosa e escandalosa, nossa vilã transforma a vida das três amigas num descobrir diário de armações.

É incrível perceber cada detalhe, sendo notável a grande pesquisa do Luís para narrar o universo feminino de forma especialmente sutil e convincente. Não era narrado algo de forma distante, mas escrito por alguém que realmente parecia vivenciar aquilo. A narrativa era leve, e fluía de forma engraçada e um tantinho misteriosa.

Quanto ao personagens conseguiam transmitir realidade, com personalidades bem construídas e uma ótima contextualização do espirito adolescente nas suas mais diversas formas. Ainda é abordado de forma sutil mas eficaz, temas como Bulliyng e pais um tanto descuidados. Por ser uma série, o desfecho mesmo completo deixa algumas brechas para o próximo volume, mas nada que torne o livro apenas introdutório.

As Bem resolvidas pode até ser considerado um livro juvenil, mas soube com maestria cumprir o seu papel. Através do arrancar de risadas, e um ar leve que conseguia narrar temas profundos de forma convincente. O Luís Matta soube me deixar encantada mais uma vez com a qualidade de nossa literatura nacional!

DESIGN: ★★★★☆
IMPACTO: ★★★★★
NARRATIVA: ★★★★★

Pessoal me desculpem por deixar vocês 5 dias sem postagens! Mas estou passando uns dias numa praia no fim do mundo, onde precisei caçar muito até achar um local que a área da internet pegasse! Mas sejam bonzinhos, me perdoem e comentem bem muito! Ontem foi meu aniversário de 17 anos \o/ então ninguém pode ficar com raiva de mim kk!
19 comentários
Postado em 19/01/12 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


19 comentários »
19/01/2012 às 22:42
Visitante assíduo e já deixou 15 comentários.

Parabéns Brenda, não ficarei com raiva de você haha Adoro livros que me fazem rir. Nunca tinha ouvido falar do livro ou do autor, mas agora já estou super interessada.

[Responder]


20/01/2012 às 05:06
Visitante assíduo e já deixou 32 comentários.

Ah, eu tava doida pra ver essa resenha. Fiquei curiosa pra saber se o Luís tinha conseguido entrar no universo feminino sem forçar nada. Homem escrevendo sobre mulher me dá medo porque eles sempre pensam que a gente é fútil e blábláblá, risso. Enfim, que bom que ele conseguiu fazer isso sem parece machista LOL :lol: A capa é mto linda. To doida pra ler o livro de suspense dele: O Véu. Bom, espero que seja tão bom quanto esse :D

BEIJÃO
E que bom que conseguiu encontrar área pra internet em Itamaracá, risos. Espero que volte logo… E ah, tá perdoada por não ter postado esses dias só porque foi seu aniversário, haha
Kaká Rodrigues postado recentemente..Resenha: A Esperança – Suzanne CollinsMy Profile

[Responder]


20/01/2012 às 18:21
Visitante assíduo e já deixou 81 comentários.

Happy Birthday, atrasado! Não sei por que mais esse livro me lembrou gossip girl, acho que foi por que as meninas são ricas e tal. Enfim, deu uma super vontade de ler por que eu adoro a magia de estar lendo um livro e rir do nada e as pessoas olharem pra você como: Que garota maluca rindo do nada. Eu adoro isso! Eu não sou muito fã de coisas nacionais como, música, filmes, livros, mas me deu uma curiosidade de procurar livros de autores brasileiros.Ah, terminei deusa do mar em dois dias e meio, eu acho. Eu amei, é muito bom, eu ri, chorei, fiquei torcendo pela personagem, xinguei algumas vezes um personagem idiota. Mas é muito lindo- ah!- o final é mais ainda, e aquelas “cenas” mesmo que não tenham muitos detalhes -o que eu achei bem comodo- foram super bem escritas, e meio toscas – não tanto, mais eram toscas mesmo assim- e depois de ler eu li o final umas duas vezes por que eu amei, e to loca pra comprar o próximo que é voltado para o casal Hades e Perséfone, eu amo esse casal. Que droga, mais um comentário gigante, eu falo muito. Desculpa eu vou me controlar da próxima vez. Bjs, Brenda.

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Lembra Gossip girl um pouquinho sim! Pelo menos o seriado, já que ainda não li os livros!
Ah! Eu também adoro quando isso acontece, me sinto dona de um segredo só meu rindo kkkk
Eu to numa fase super nacional tentando ler um monte de livro de autores brasileiros (inclusive a próxima resenha é justamente a do Despertar que também é daqui!
Caramba você me deixou MUITO curiosa com Deusa do mar! Mas eu fiquei sem entender porque as cenas mesmo toscas eram legais kkk
Pooor favooor não se controle!!! kkkkkkkk
Eu leio com MUITO gosto, sériooo
E muito obrigada pelos parabéns!!
beeeeijo!!

[Responder]

Myrella Dantas. Reply:

Imagine uma “cena” normal entre humanos. Agora imagine uma “cena” entre um tritão e uma humana ou um tritão e uma sereia. A primeira é normal, sem complicações, mais a segunda… Foi meio difícil não foi?! Então, antes de eu ler o livro eu sabia que ia ter essas “cenas” e fiquei pensando como a pc escreveu, e eu não consegui imaginar, não mesmo. Ai quando eu li foi meio difícil eu me acostumar, mas depois foram as melhores ‘cenas’ que eu li, eu digo cenas pq foram umas quatro ou cinco. Foi constrangedor falar nisso. Tomara que foi sobre isso que você preguntou, e se foi, eu espero que eu tenha explicado direito. Té mais!

[Responder]


20/01/2012 às 19:53
Visitante assíduo e já deixou 67 comentários.

Adorei a resenha! Parece ser um livro bem bacana, acho que arriscaria ler, principalmente porque um chick-lit bem humorado é seempre bom rs’

Você perguntou lá no blog sobre o tamanho do livro Sala de Embarque e ele é fininho, ele tem 140 páginas mais ou menos, mas é muito bom (:

Bjão;*
Naty.

[Responder]


May
20/01/2012 às 20:10
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

Hey!

O mais curioso e interessante é que esse livro, onde o universo feminino é tão presente e numa época tão instável da mulher, a adolescência pelo que parece, é escrito por um homem! Fiquei bem curiosa MESMO!

Beijos,
May ;*

[Responder]


20/01/2012 às 21:12
Visitante assíduo e já deixou 29 comentários.

Olá Brenda!
Parabéns pelo seu niver, felicidades!
Sobre o livro, gosto de personagens bem construídos, e ainda engraçados! Gostaria de ter a oportunidade de lê-lo! ^^
Bjs

Elidiane – Leitura entre amigas
Leitura entre amigas postado recentemente..Entre Livros e Séries – Great ExpectationsMy Profile

[Responder]


21/01/2012 às 21:26
Visitante assíduo e já deixou 10 comentários.

Oi Brenda, FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
Nossa, amei demais sua resenha, e fiquei mais curiosa do que já tava com esse livro, o enredo me lembrou gossip girl, essa coisa de ricos, escandalosos.
Tô morrendo de vontade de ler, muito mesmo

Beijoos
Gisele postado recentemente..Resenha: Chama Imortal – Valentine CiranoMy Profile

[Responder]


21/01/2012 às 22:05
Visitante assíduo e já deixou 74 comentários.

As bem resolvidas(?) é um bom livro,eu tenho e me surpreendi com a leitura,
acabou sendo melhor do que eu esperava..
Li em uma tarde!
Eu me diverti muito,dei váriias risadas’
É verdade mesmo que o autor narra o universo feminino de forma espetacular,só vivenciando ou procurando conhecer bem esse mundo para uma narrativa fluir com tanta naturalidade!

Recomendo’
Bjo

[Responder]


21/01/2012 às 22:40
Visitante assíduo e já deixou 26 comentários.

Oiii ^^ Esse é um livro que eu não tenho nem um pouco de vontade de ler ><' Mesmo curtindo demaaaais Gossip Girl, não acho que esse livro seja isso tudo que já vi gente falando :/ Acho a capa feia pra começar… HASIUHEIAUHSE' A sua resenha até fez parece bom de verdade, se fosse só por ela eu até poderia ler.. Rs. mas ainda tendo como autor um homem, acho complicado. Acho que é meio louco um cara fazer um livro sobre esse universo tÃo feminino cheio de problemas, acho que deve ficar um pouco mais futil do que seria na real! Espero que não! Até parece realmente que não por você ter gostado tanto.. MAAAAS.. Não é um livro que eu compraria :(

Beijos, Nanda

[Responder]


27/01/2012 às 18:27
Você já comentou 8 vezes.

A sua resenha me deixou com vontade de ler :)

[Responder]


16/06/2012 às 14:46
Visitante assíduo e já deixou 48 comentários.

Gente fico besta , como hoje em dia , guase todos os livros são series , não se faz mais uma unica historia ,um unico livro e tal .
Apesar do susto 15 livros rs , achei a história legal , eu leria com certeza ,gossip girl eu nao gostei muuitooo como só tem a riqueza que de gossip acho que iria gostar ,mas como tenho muitoossss livros pra ler estou correndo de series longas porque nao da pra comprar só o numero 1 .Bjus

[Responder]


22/06/2012 às 20:49
Visitante assíduo e já deixou 27 comentários.

não sei se esse tipo de livro seja do meu tipo, mas vou querer saber mais sobre ele , parece ter uma leitura boa se se fazer, o que é muito bom.
Bruna Gama postado recentemente..Resenha: FallenMy Profile

[Responder]


11/10/2012 às 23:27
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Nunca tinha lido nada sobre esse livro, mas adorei!!! E se tratando de BRASIL, deve ser ma comédia bem legal, pois tudo no BRASIL é uma resenha, principalmente no RIO. Bjos!!!!

[Responder]


16/10/2012 às 20:26
Visitante assíduo e já deixou 82 comentários.

Uma gossip Girl mais bem humorada? rsrs

O livro me pareceu bem interessante e divertido, desde a capa. Parece uma leitura leve, ótima para ler depois de pegar um daqueles livros mais densos e difíceis.

Thais Vianna
@dathais
dathais@hotmail.com

[Responder]


18/10/2012 às 22:20
Visitante assíduo e já deixou 114 comentários.

Que legal! Achei sensacional ser no Rio de Janeiro. hahah
Minha Cidade Maravilhosa.
Por que eu não conhecia esse livro, hein ? rsrrs
Adorei sua resenha . Gostei da boa pitada de humor. hahah
Beijos

[Responder]


11/12/2012 às 16:18
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

Acho que o livro era para ser uma coisa meio Gossip girl…
Mais não gostei muito achei a capa linda, mais não gostei da historia!

xoxo

[Responder]


13/01/2013 às 23:01
Visitante assíduo e já deixou 34 comentários.

Tenho muita vontade de ler esse livro. Nunca li nada a respeito antes. Tinha vontade só pela capa mesmo. E por se passar no Rio. Minha cidade linda e maravilhosa, que ultimamente está insuportável de tanto calor. Mas enfim… a capa é linda, adorei. Fico imaginando um chick-lit juvenil.

Beijos, Dai :*
Daiane Carvalho postado recentemente..Resenha: O Inverno das Fadas – Carolina Munhóz – Fantasy ~ Casa da Palavra – (by Wender Monteiro)My Profile

[Responder]