resenhas category image [Resenha] – Bela Maldade, Rebecca James 28/12/11


Nome: Bela Maldade
Autor(a): Rebecca James
Editora: Íntriseca
Número de páginas: 299
Ano: 2011
Avaliação: ★★★★★

Após uma horrível tragédia que deixou sua família, antes perfeita, devastada, Katherine Patterson se muda para uma nova cidade e inicia uma nova vida em um tranquilo anonimato. Mas seu plano de viver solitária e discretamente se torna difícil quando ela conhece a linda e sociável Alice Parrie. Incapaz de resistir à atenção que Alice lhe dedica, Katherine fica encantada com aquele entusiasmo contagiante, e logo as duas começam uma intensa amizade. No entanto, conviver com Alice é complicado. Quando Katherine passa a conhecê-la melhor, percebe que, embora possa ser encantadora, a amiga também tem um lado sombrio. E, por vezes, cruel. Ao se perguntar se Alice é realmente o tipo de pessoa que deseja ter por perto, Katherine descobre mais uma coisa sobre a amiga: Alice não gosta de ser rejeitada..

Narrado de forma não linear, com a presença de três tempos, presente, passado e futuro, Bela Maldade não é um livro para ser apreciado e sim digerido. Somos apresentados pouco a pouco a três momentos diferentes da vida de Katherine. Sua vida já adulta com a filha, o desenrolar de sua amizade com Alice no presente, e a narração da calamidade ocorrida com sua família pela morte da irmã Rachel no passado.

No presente temos uma Katherine cujo principal objetivo é ser invisível no colégio que estuda, perseguida por suas aflições e pela possibilidade da culpa sobre um passado trágico. Para isso bloqueia qualquer especie de socialização maior do que o necessário, sem se destacar por qualquer coisa. Surge então Alice. Uma garota linda e popular que a convida para sua festa. E de repente tanta atenção e entusiasmo dedicado a nossa protagonista acaba conquistando Katherine, que subitamente começa a ser tratada da melhor foma possível pela antagonista em questão. A amizade parece inevitável e tudo parece mágico por um momento.

O encantamento no entanto dura pouco, quando conhecemos a verdadeira personalidade de Alice. Um garota de atitudes imprevisíveis, cruéis e que por vezes beiram a loucura. Sabendo ser adorável nos momentos certos e extremamente repugnante em sua faceta original.

Embora com narrativa simples e ágil , o folhear das páginas se torna difícil com a sombra do iminente horror que está por vir, porque mesmo conhecendo o final da história, os fatos de exatamente como tudo aconteceu vem a tona da medida certa para nos deixar angustiados e sem ar. Em seu livro de estreia Rebecca nos fornece uma leitura pesada e com uma personagem nada esférica, deixando o suspense e horror acompanharem a leitura.

O livro tem romance, mas não muda muito o âmbito da história. A angustia, sensação de culpa e possibilidade de seguir em frente acompanham Katherine ao longo de tudo. O choque entre o passado não modificável e maneira de lhe dar com ele, as emoções a flor da pele, e a força de nossa protagonista nos aproxima cada vez mais do enredo.

Bela maldade nos faz refletir sobre o limite de um ser humano entre a loucura e a maldade, através de uma personagem complexa e difícil de ser analisada. A dor poderia justificar atitudes sem nexo? Qual o limite entre uma brincadeira de mau gosto e a crueldade?

O final mesmo previsto nos deixa sem fôlego, e a maturidade do dialogo dos personagens me fazia ficar espantada pela idade que na realidade tinham. Mas o crescimento é inevitável quando as aflições são grandes. Não é um livro agradável, recomendada para passar o tempo. É algo perturbante. Mas leitura viciante, por fascinar e repugnar.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★★★
NARRATIVA: ★★★★★

16 comentários
Postado em 28/12/11 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


16 comentários »
28/12/2011 às 19:03
Visitante assíduo e já deixou 32 comentários.

Esse livro é simplesmente perfeito! Ele entrou pra minha lista de preferidos lidos esse ano e caramba! Katherine é uma das personagens mais fortes que eu conheço lol Mais livros desse tipo precisam ser lançados, porque eu simplesmente AMO! <333

Beeeijo Brenda
Kaká xxx
Kaká Rodrigues postado recentemente..TOP 10 de 2011My Profile

[Responder]


28/12/2011 às 22:16
Visitante assíduo e já deixou 74 comentários.

Tenho o livro e recomendo *.*
Gostei muito da história e realmente essa sensação de suspense e apreensão existem,pois vc fica esperando a qualquer momento qual será a próxima maldade e por fim a descoberta do significado real do livro no final’

Bom,gostei da resenha,quem nunca leu o livro com certeza ficará curioso para lê-lo’
A capa é linda’
Ahh adorei essa divisão de tempos que é apresentada para nós leitores,presente,passado e futuro.. Teve uma página do livro(futuro) que não sei porque,mas adorei,me fez refletir tanto..
Enfim..

Recomendado’ Bjo

[Responder]


29/12/2011 às 21:14
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

oi, adorei seu blog e estou seguindo. Gostaria de saber se podemos fazer parceria, basta me seguir e avisar que venho buscar seu banner.
http://amorimortall.blogspot.com/
beijos

[Responder]


May
30/12/2011 às 15:30
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

Eu gosto de qualquer tipo de narrativa, mas confesso que romances nem sempre são os meus preferidos. Gosto de um bom drama, ou algo que nos faça refletir e crescer, tudo dentro da realidade, claro. Esse parece o tipo de livro que me faria ficar dias refletindo sobre o assunto. Morro de vontade de ler!

Beijinhos e ótimo 2012,
May ;*

[Responder]


31/12/2011 às 01:07
Visitante assíduo e já deixou 17 comentários.

Oi Brenda!

Também gostei bastante desse livro! Um dos melhores que li esse ano, com certeza! Os personagens são mesmo maduros devido a idade que tem. Amei demais Bela Maldade, quero muito ler mais coisas da autora.

Beijos,
e feliz 2012!
;-)
Amanda postado recentemente..A Maldição do Tigre – Tiger’s Curse #1 – Colleen HouckMy Profile

[Responder]


31/12/2011 às 12:57
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Concordo com as suas críticas sobre o livro, não se trata de muita leitura agradável, mas a história nos faz pensar muito no limite entre a loucura e a maldade.
E a Alice com certeza é uma personagem que demora muito para sair dos nossos pensamentos.
Ótima resenha!

Feliz Ano Novo! :razz:

Beijos,

Gabi
Mundo Platônico – http://gabiiem.blogspot.com

[Responder]


16/06/2012 às 14:44
Visitante assíduo e já deixou 48 comentários.

as duas coisas que me chamaram a atenção de cara foram!
O sobrenome da protagonista “Patterso” e o da autora ” James”.
São só coicidencia ou será que tem alguma coisa haver?
Vou pesquisar heheheh
Gostei bastante da sinopse e me parece interessante esse livro.
Se for um terço como os livros do James Patterson, irei amar!
Bjs

[Responder]


21/06/2012 às 17:08
Visitante assíduo e já deixou 41 comentários.

Brenda tenho este desde o lançamento e pra ser sincera nunca me interessei em ler já que minha lista de leitura está gigante mais lendo sua resenha fiquei intrigada com a história e confesso que fiquei afim de ler e saber mais sobre a Alice e a Katherine. Sua resenha ficou ótima no sentido de estimular ao leitor a querer saber mais sobre a história. Ótima resenha!

[Responder]


05/09/2012 às 20:46
Visitante assíduo e já deixou 45 comentários.

Ah, quero muito ler esse livro, desde que o vi na sua caixa do correio, agora pq sua resenha tá ótima e chamativa.

U.U

bjus

[Responder]


05/09/2012 às 20:47
Visitante assíduo e já deixou 45 comentários.

Ah, quero muito ler esse livro, desde que o vi na sua caixa do correio, agora pq sua resenha tá ótima e chamativa.

bjus

[Responder]


28/09/2012 às 20:39
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Esse livro deve ser bem interessante, pois acho que nos faz pensar em se certas amizades valem a pena, e se estamos entrando numa roubada, adorei a resenha.

[Responder]


30/09/2012 às 15:28
Visitante assíduo e já deixou 32 comentários.

Gente essa capa é absurdamente linda!!!
Esse tema é bem atual e mostra como o ser humano pode ser maldoso. Deveríamos pensar nas consequencias de uma maldade que julgamos ser inofensiva.O psicológico humano é terrível.

Beijos Chrys
Chrysthie Audi postado recentemente..RESULTADO Promoção Kit Livretos e MarcadoresMy Profile

[Responder]


30/09/2012 às 16:54
Visitante assíduo e já deixou 105 comentários.

Ai que livros assim me fascinam!
^^ Gostei

[Responder]


14/10/2012 às 05:51
Visitante assíduo e já deixou 82 comentários.

Adorei esse livro. Sério.

Devo ter alguns pininhos a menos, pois eu amo histórias que tenham personagens com problemas psicológicos.

Acho que essa mistura de medo/ raiva/ amizade/ dor são interessantes e rendem uma boa leitura.

Vou ler com certeza!!!

Thai Vianna
@dathais

[Responder]


26/11/2012 às 10:04
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Realmente a música da Lana tá muito parecida com nossa personagem do livro. Difícil dizer que não houve inspiração aqui rs.
Fernanda Yano postado recentemente..BonecasMy Profile

[Responder]


11/12/2012 às 16:16
Visitante assíduo e já deixou 20 comentários.

A garota (Alice) me lembra um pouco a Alisson de Pretty little liars pela personalidade cruel e tudo, gostei bastante de estoria acho que seria o tipo de livro que prende…
Adorei a resenha

xoxo

[Responder]