resenhas category image [Resenha] – Dezesseis Luas, Margaret S. e Kami G. 08/11/11


Nome: Dezesseis Luas
Nome original: Beautiful Creatures
Autor(a): Margaret Stohl e Kami Garcia
Editora: Galera Record
Ano: 2009
Número de páginas:485
Avaliação: ★★★☆☆

Ethan é um garoto normal de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos, ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nunca conheceu. Até que ela aparece… Lena Duchannes é uma adolescente que luta para esconder seus poderes e uma maldição que assombra sua família há gerações. Mais que um romance entre eles, há um segredo decisivo que pode vir à tona. Eleito pelo Amazon um dos melhores livros de ficção de 2009

A história tem um ótimo plano de fundo que mesmo sendo clichê por alguns aspectos consegue superar o modismo de “amor impossível por um dos envolvidos ser sobrenatural”. Mas de alguma forma Dezesseis Luas ainda não conseguiu me cativar.

O cenário é Gatlin, uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos cheia de legados e recordações da Guerra Civil, fato que terá relação direta com o desenvolver da história. Isso misturado com tradições fortes, amuletos, videntes, superstições e uma sociedade fortemente apegada aos padrões conservadores. Uma cidadela de nada, mas que esconde muitos segredos. Misturou tudo? Eis o pano de fundo de Dezesseis Luas.

Ethan Wate é só mais um garoto dessa cidade,só que com o objetivo de se ver longe de Gatlin o mais rápido que pudesse, farto da mesmice diária. Com a morte de sua mãe ele começa a ter sonhos muito estranhos. Sonhos que se repetem por meses e que ele só lembra de precisar salvar uma garota que nem consegue ver o rosto, de alguma coisa que ele também desconhece. Sonhos que sempre terminam com ele acordando e sentindo o cheiro de limão e alecrim.

E então Lena Duchanes chega a cidade, e o mais importante sobre ela é que ela não tem nada a a ver com a cidade. A sobrinha do esquisito e recluso velho Macon Ravenwood. O morador de uma casa velha e em ruínas, na fazenda mais antiga de Gatlin,que ninguém ousava se aproximar.Mas o que mais importa para Ethan: ela tem cheiro de limão e alecrim.

Lena porém não é uma garota comum,ela é uma conjuradora. Algo como bruxos que não gostam de ser chamados por esse nome. Existem os conjuradores das trevas e os da luz e a mitologia que as autoras criaram sobre isso foi realmente inovadora. O narrador é Ethan e eu havia ficado muito contente quando descobri, cansada de narrações femininas. Mas saí seriamente decepcionada pois a narração dele é basicamente feminina mas sem as partes melosas e depressivas.Não que ele seja gay kkk (nada contra) mas ele não é o que possamos chamar de durão. O amor entre os personagens principais também não me convenceu nem um pouco, e em nenhum momento me vi realmente torcendo pelo destino contente e feliz (que sempre espero rs) deles.

A narração, aìn meu deus a narração, achei terrivel! Extremamente lenta e com uma enrolação (para aumentar o numero de paginas eu creio) gigante! Passei mais de uma semana para terminar esse livro porque não tinha curiosidade de prosseguir. Achei Lena aguada e os únicos personagens que realmente me cativaram foram Macon Ravenwood, que tem umas tiradas realmente ótimas e Link, melhor amigo de Ethan que me fez rir quando achava que não havia mais esperança para esse livro, ok estou exagerando kkk.

Mas porque ainda dei três estrelas para esse livro? Bem,em Dezesseis Luas temos misturados os meus elementos favoritos: maldições fatais, feitiços, mistérios, flashbacks e árvores genealógicas. E mesmo os personagens principais me decepcionando tanto, somando com o final que também detestei e ainda teve a narração nada agradável… ENFIM, acho que o verdadeiro problema foi que as autoras não souberam conduzir bem a história e só por isso ainda estou curiosa pelo segundo volume.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★☆☆
NARRATIVA: ★★☆☆☆

13 comentários
Postado em 08/11/11 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


13 comentários »
09/11/2011 às 12:56
Você já comentou 4 vezes.

:cool: Concordo TOTALMENTE com você, o que matou o livro foi a narrativa lenta e mole! rsrsrsrs, também concordo que o personagem que deu um ‘up’ no livro foi o Link, a melhor parte do livro é a qual ele fala:
“-O que eu não fiz no porão quando eu tinha 9 anos”
Ou coisa parecida, o livro é uma aventura, mas a narrativa é a pior que eu já vi, bem que ele poderia ser reescrito pela Cassandra Clare (Instrumentos Mortais) iria ser um dos melhores livro do mundo! rsrsrsrsrs
Estou gostando muito do seu blog!!! Continue assim!
lireliegostei.blogspot.com
:cool:

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Sério a história tinha tudo pra dar certo,bom plano de fundo,boas ideias! É incrível como ela conseguiu estragar tudo com a narrativa D:
Não li instrumentos mortais ainda e nem gosto da sinopse mas todo mundo comenta que é bom! Um livro realmente se faz pela narrativa!

[Responder]

Bruno Athanasio Reply:

O que você esta esperando então? É muito bom, a série é incrível! A minha favorita junto com Harry Potter, mas esta quase passando HP! hehehehe
Bruno Athanasio postado recentemente..Meu Pai Fala Cada M*rda por Justin HalpernMy Profile

[Responder]


09/11/2011 às 15:10
Você já comentou 4 vezes.

Oi Brenda, ainda não li o livro, e não fiquei muito animada não, depois da resenha, mas acho a paca do segundo livro linda *.*

Boa sorte com Dezessete luas

Bjs

[Responder]


12/11/2011 às 14:29
Você já comentou 7 vezes.

Eu gostei da sinopse do livro mais sua resenha me desanimou a ler!!!
Beijo Brenda!

[Responder]


12/11/2011 às 15:33
Visitante assíduo e já deixou 67 comentários.

Que pena que não gostou da história D; Comprei o livro hoje, mais pela capa e por algumas resenhas positivas que li por aí. Enfim, vou ler o quanto antes, aí poderei dizer se gosto ou não dessa história rs’

É ruim quando o livro tem uma narrativa longa, e chata de acompanhar. Ás vezes o livro é enorme e meio sem qualidade… ;x

Bjão;*
Naty – Just Books !

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Eu tenho um grande problema de ficar depositando muitas expectativas em cima dos livros.Acho que isso também aconteceu em Dezesseis Luas! Porque eu não tinha lido nenhuma resenha negativa :/ Mas boa leitura! Quem sabe você não gosta? kkk

[Responder]


18/01/2012 às 14:29
Visitante assíduo e já deixou 32 comentários.

Menine, tu acredita que eu cheguei a comprar esse livro, mas não consegui finalizar a conta? Graças a Deus OHASOHAOSHAOSHOAHSHOAS Sempre vi resenhas muuuitos positivas a respeito do livro e fiquei doida pra ler quando soube que quem narrava era o carinha, mas ele é viadinho né? KKKKK BRIMKS. Eu gosto de narrativas com coisas fortes e emocionantes e esse ae não tá com nada, parado demais. Então quem sabe um dia eu dou uma chance pro livro, só pra dar minha opinião a respeito, haha.

Beeeijão
Kaká
Kaká Rodrigues postado recentemente..Resenha: O Céu Está em Todo Lugar – Jandy NelsonMy Profile

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Graças Deus que você não finalizou a compra kkkk
Dei R$ 40,00 na bienal nele D: me arrependo até hoje!!
Só dê chance se for pegando emprestado com alguém, mas não gaste seu dinheiro kk

[Responder]


27/06/2012 às 19:57
Visitante assíduo e já deixou 16 comentários.

Eu prefiro narrativa com personagem feminina, mas tô curiosa pra ler o livro, só pra ver o filme KKK

[Responder]


29/06/2012 às 22:20
Visitante assíduo e já deixou 48 comentários.

Sou fã desse livro! Ganhei numa promoção, e fiz a besteira de trocá-lo em um momento de insanidade.
Eu fiquei agoniada, queria que ele tivesse mais páginas (O_O), mas já lançaram a continuação… Tá na lista!
Acho a arte dele muito bonita.

[Responder]


28/09/2012 às 21:00
Visitante assíduo e já deixou 82 comentários.

Nem briga comigo mas…SUA FEIA :p
KKKKK

Eu amei Dezesseis Luas. Gostei da história, gostei da trama e dos personagens.

A única coisa que não gostei é que chega em um ponto que são tantos personagens que eu me senti perdida e voltei algumas vezes até lembrar quem era quem.

Fora que todas as capas da série são lindas, neh?

Thais Vianna
@dathais
dathais@hotmail.com

[Responder]


17/08/2013 às 17:34
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

que pena que não gostou… eu li o todos e agora estou aguardando a bienal pra comprar o dezenove… quando li o dezessete me apaixonei completamente pela serie!! o dezoito é simplesmente maravilhoso!
amo o link e a Ridley!!
no segundo volume de beautiful creatures algumas coisas “mal esclarecidas” do primeiro livro se revelam e mtas outras surpresas…enfim, amei esse livro!
PS.: o 18 luas é o melhor até agora!

[Responder]