resenhas category image [Resenha] – Ainda não te disse Nada, Maurício Gomyde 25/11/11


Nome: Ainda não te disse nada
Autor(a):Mauricio Gomyde
Editora: Porto 71
Número de páginas:229
Ano:2011
Avaliação: ★★★★★
Compre: Blog do autor
(Apenas R$25,00 com frete incluso! :])

“Ninguém mais escreve cartas hoje em dia”, Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo…

Esse é um livro especial. E por ser especial demorei bastante tempo tentando encontrar as palavras que definissem o que eu senti ao lê-lo.

Com capa criativa e sinopse clichê, Ainda não te disse nada é o típico livro que você começa a ler porque todo mundo diz que é bom e ponto. Mas a essência que encontramos nele acaba superando qualquer expectativa criada.

Nele conhecemos a história de Marina Albetini, uma garota facilmente identificável com muitas de nós. Quer ver só? Ela adora bloggar, adora moda, trabalha, faz faculdade e têm amigas um tanto espevitadas. Reconheceu um pouquinho de você aí? Pois bem. Marina tem 25 anos e se mudou do interior para São Paulo em busca do seu sonho de ser estilista. Ela trabalha como atendente selando e despachando cartas numa agência de correios durante o dia, e faz faculdade de designer de moda a noite.

Um dia ela conhece Júlia, uma moça ruiva que começa a enviar cartas, não contas ou pacotes, mas cartas escritas para pessoas. E isso acaba deixando Marina tocada. Afinal escrever cartas hoje em dia? Ela não despachava na agência uma única carta escrita há tempos. E mais: o grande propósito das cartas escritas por Júlia era delicado, era sensível. E acaba que um dia a tal moça acaba sumindo. E a carta resposta para ela acaba caindo nas mãos de Marina. Seria destino, ou puro acaso? Deveria Marina deixar o autor daquela carta tão sensível sem resposta?

A narrativa do Maurício é um fato a parte. Ele consegue te arrastar para dentro da história, fazer você esquecer tudo ao seu redor e te prender num único objetivo: prosseguir a leitura do livro. É efetuada em terceira pessoa, flui leve e é cativante. Ainda não te disse nada sabe ser romântico, mas também é engraçado e poético na medida certa. Questiona-nos sobre o verdadeiro significado de amar, amar sem preconceitos, amar sem medida, não importando distância ou tempo. Também fala sobre correr atrás dos sonhos e a importância de acreditar que mesmo malucos ou incoerentes eles podem se tornar realidade.

Marina conquistou-me desde as primeiras páginas por seu carisma e personalidade incrível, sendo determinada, mas ainda assim romântica e por vezes (muitas vezes) poética e sonhadora. Os outros personagens são extremamente bem construídos e responsáveis pelo humor constante do livro. E o que me fez amar mais ainda esse livro (se é que isso é possível) foi o fato deles possuírem história. Não são apenas os amigos e a família da personagem principal, mas pessoas reais. Pessoas com histórias e personalidades definidas. Tão reais quanto Francesca e Thaís, amigas espevitadas de Marina que estão precisando urgentemente de um pouco mais de sorte no amor e de autoconfiança, ou ainda D. Jane, uma entre tantas senhoras que vivem a recordar as maravilhas do passado.

E é claro ainda tem meu querido H. , H. que é o sonho de todas nós garotas, H. que sabe escrever cartas maravilhosamente e encantadoramente bem. H. que cativa só por suas palavras. E H. que vocês precisam conhecer lendo esse livro! E se você acha que Ainda não te disse Nada parece a primeira vista previsível e clichê. Acredite, só a primeira vista.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★★★
NARRATIVA: ★★★★★

16 comentários
Postado em 25/11/11 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


16 comentários »
25/11/2011 às 22:20
Visitante assíduo e já deixou 74 comentários.

Nossa,além do livro ser descrito ai em cima como cativante,a
resenha tb foi extramamente cativante,pois lendo conseguir imaginar alguns aspectos do livro..
A história foi descrita superficialmente,não como um resumo,o que me despertou interesse e curiosidade em lê-lo’
Parabéns *.*

Bjo’

[Responder]


25/11/2011 às 23:11
Você já comentou 3 vezes.

Brenda, sua resenha ficou muito bem escrita, já tinha visto esse livro várias vezes mas ele não tinha me chamado a ateção… até agora, o livro parece ser muito bom, a minha cara

bjs

[Responder]


26/11/2011 às 13:43
Você já comentou 4 vezes.

Tantos falam tão bem desse livro, eu vou acabar sucumbindo à tentação e comprando o livro! eheuheuheuhu

beeijos!

[Responder]


26/11/2011 às 18:25
Visitante assíduo e já deixou 67 comentários.

Uau, que resenha! Simplesmente aumentou ainda mais a minha vontade de ler esse livro, que já está enorme. A história do livro parece ser muito boa, acho super legal o fato de se tratar de cartas, é algo diferente, sabe..

Quero ler o livro logo *-*

Adorei a resenha, Brenda, muito bem escrita ;D

Bj;*
Naty.

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Aaa Naty que bom que você gostou >.<
Dei duro nela, queria que ficasse realmente boa!

[Responder]


26/11/2011 às 19:50
Visitante assíduo e já deixou 32 comentários.

Awn, que legal! Eu vejo muuita resenha desse livro por aí, mas nunca tinha parado pra ler nenhuma. A narrativa do Maurício, pelo menos no primeiro livro dele, é muuito boa mesmo! Fiquei curiosa pra ler esse livro, agora :D Curti a sinopse, apesar de clichê. Mas se não fosse bom, não era clichê, né? risos

Beeeeijo meninas
Kaká – http://www.booksjournal.org

[Responder]


26/11/2011 às 20:33
Você já comentou 2 vezes.

Eu amei esse livro haha, ri muito, muito bom. História final surpreendente. :grin:

Abraços.

[Responder]


26/11/2011 às 21:48
Você já comentou 8 vezes.

brenda, que resenha linda! amei esse livro, achei super descontraído e LINDO!

a edição de romeu e julieta realmente tá MT linda, viu?
beijos

[Responder]


29/11/2011 às 07:22
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

;-) Adorei a resenha! Já li “Ainda Não Te Disse Nada” e adorei, o livro te prende muito, tanto que li em dois dias, e tem doses certas de tudo: Romance, Comédia, Mistério… Adorei o seu blog e vou seguir, segue o meu? :grin: Ele está cheio de promoções e conteúdo…

Atenciosamente,
Ademilson
http://livrosdoad.blogspot.com/
Ademilson postado recentemente..Concurso Cultural Julieta ImortalMy Profile

[Responder]


02/12/2011 às 20:53
Você já comentou 4 vezes.

Own,parece ser um livro incrível :idea:
Que linda história *-*
Me lembra: Cartas para Julieta.. acho que é o fato de ela escrever cartas para as pessoas (=
Como uma carta pode mudar o destino de muita gente viu?
Deve ter chorado no final do livro hein? uahsuhasa
Quero ler *o*

[Responder]


16/06/2012 às 14:41
Visitante assíduo e já deixou 48 comentários.

Adorei a estória do livro! Com certeza vai entrar pro meu desafio literário de 100 livros em 2012! Adoro incentivar o trabalho dos escritores nacionais também!

[Responder]


30/09/2012 às 11:37
Visitante assíduo e já deixou 43 comentários.

Oi..

Conhecia um outro livro desse autor, mas depois dessa resenha vou ter que ler esse livro porque achei ele muito bom.
Samira Chasez postado recentemente..Resenha Vampiro Secreto Mundo Das Sombras – Livro 1My Profile

[Responder]


16/10/2012 às 20:22
Visitante assíduo e já deixou 82 comentários.

É o tipo de livro que a primeira vista eu não leria de forma alguma, mas pelo que eu li da sua resenha eu gostei. Realmente, hoje em dia, ninguém mais escreve cartas. E é tão bom receber uma…

Confesso que a história me lembrou um pouquinho Cartas para Julieta.

Se tiver a oportunidade lerei, pareceu interessante.

Thais Vianna
@dathais

[Responder]


19/10/2012 às 23:36
Visitante assíduo e já deixou 114 comentários.

Lindo e ao mesmo tempo romântico.
Fiquei tocada com sua resenha, e encantada pelo livro.
Não vou ler porque alguém disse que é bom e ponto, vou ler porque sua resenha mexeu muito comigo.
Beijos

[Responder]


19/01/2013 às 00:25
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Sempre me indicaram esse livro. Acho que os melhores livros de romance que eu posso ler é que tenha haver com troca de cartas, troca de e-mails, troca de mensagens… Essas coisas. Eu, particularmente, prefiro assim… nada meloso demais. E esse é um dos livros que eu compraria; por ser carismático, poético e romântico (leve, espero). Ótima resenha, é um livro interessante.
beijos ;**

[Responder]


22/01/2013 às 18:07
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

CARAMBA, NUNCA PAREI PARA PRESTAR ATENÇÃO NOS LIVROS BRASILEIROS, POIS POR CONTA DOS LIVROS DO COLÉGIO DE LITERATURA BRASILEIRA EU PEGUEI ABUSO, MAS PELO QUE VEJO OS LIVROS SÃO MUITO BONS….. ADOREI SUA RESENHA E QUE RO MUITO COMEÇAR A COMPRAR ALGUNS LIVROS COMO ESSE PRA LER.

[Responder]