resenhas category image [Resenha] – Todas as estrelas do céu, Enderson Rafael 10/10/11

Nome: Todas as estrelas do céu
Autor:Emerson Rafael
Editora: Novas ideias
Número de páginas:159
Ano: 2010
Avaliação: ★★★★½

Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro?
Caroline e Leandro são dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média, ele adotado, ela filha biológica do casal Marco e Lúcia. Diante dos conflitos da adolescência, do colégio, do vestibular, ambos se vêem diante de mais um dilema: um amor impossível e todas as consequências da busca pela felicidade ao lado da pessoa amada. O desafio dos dois em entenderem o que passa consigo mesmo, em enfrentar os pais, a sociedade e sua própia consciência é exposta neste romance honesto, ágil e de final surpreendente.

A primeira vez que vi o “Todas” foi em uma caixa de correio do blog da Juh Oliveto . Achei a capa legal, a personalização das folhas linda, mas nem pesquisei mais nada sobre ele. Qual não foi minha surpresa quando soube que o autor Emerson Rafael estaria aqui na Bienal de Pernambuco autografando o livro! Confesso que no dia da compra nem olhei ele (o livro) direito, mas havia a combinação extremamente sedutora do autor estar autografando + o preço estar barato + a capa como já disse ser linda. Resultado: acabei levando sem nem a menos ler a sinopse direito!

Dessa forma é por meio dessa resenha que vou dar finalmente o devido valor que esse livro extremamente lindo merece.

Todas as estrelas do céu é um livro polêmico, mas escrito de forma muito doce. Conta a história de Carol e Leandro, dois irmãos que apesar de um deles (Leandro) ser adotado sempre foram criados como irmãos de sangue. Lê tem 18 anos e esta prestes a fazer vestibular, já Carol tem 16 e está cursando o 2° ano do ensino médio. Em meio ao turbilhoes de emoções que é adolescência de repente se vem apaixonados. E aí vem o problema. Porque para nós que estamos lendo é muito fácil dizer que já que eles não são irmãos de verdade não há problema em assumir o relacionamento. Mas se pensarmos direitinho não é assim que a sociedade e a família do que estão envolvidos pensam.

O livro começa então a contar numa narrativa simples e linguagem delicada as dúvidas, incertezas e dificuldades que os dois enfrentam. Leandro e Carol começam a se perguntar se realmente valia a pena se envolver ou se era melhor continuarem agindo como irmãos, mas acabam se descobrindo cada vez mais apaixonados e entram num caminho sem volta desse sentimento que chamamos amor.

“Qual opção escolher quando não se tem nenhuma”?

E aí é o que tem de mais lindo do livro, que é a descrição do amor que eles têm um pelo outro, um amor descrito de forma tão simples e singela, mas com a profundidade que só um romance vivido na adolescência consegue ter.

“… tudo é tão mágico, tão poético, que parece que nós não existimos de verdade, mas somos personagens que algum autor inventou para um livro, um filme, sei lá…”.

O enredo se passa em Teresópolis/Florianópolis e a descrição dos cenários é linda. A história demorou 10 anos para ser escrita, mas posso afirmar que valeu a pena acompanhar todo amadurecimento e crescimento dos personagens nessa historia de enredo tão doce e final surpreendente.

DESIGN: ★★★★★
IMPACTO: ★★★★☆
NARRATIVA: ★★★★★

13 comentários
Postado em 10/10/11 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


13 comentários »
10/10/2011 às 22:01
Você já comentou 4 vezes.

eu queeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeero terminar de ler ):
Eu tava tão vidrada no livro naquele dia ‘-’

[Responder]


10/10/2011 às 22:40
Visitante assíduo e já deixou 67 comentários.

Adoreei a resenha!

Li a resenha desse livro mais cedo no Books Journal e fiquei super na vontade de ler e agora você me deixou com mais vontade ainda \o/

Com certeza irei ler esse livro ;D

Bjão;*
Naty – Just Books !

[Responder]


11/10/2011 às 18:27
Visitante assíduo e já deixou 13 comentários.

Esse livro é simplesmente lindo!
Concordo com cada vírgula que você escreveu. :)

Xxx,
Julie
http://www.booksjournal.org

[Responder]


16/10/2011 às 22:37
Visitante assíduo e já deixou 74 comentários.

A capa é realmente liinda e o título é bem sugestivo e curioso,
pois antes de lermos a sinopse do livro imaginamos qual será a verdadeira história por trás dessa capa!

Parece um livro bastante envolvente!

Bjo

[Responder]


18/10/2011 às 13:54
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Gostei muito da sua resenha, a capa desde livro e linda, e ainda mais a historia do livro, estou doida para ler e depois da sua resenha eu estou ainda mais animada.
Beijos e vlw

[Responder]


24/10/2011 às 17:32
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

linda sinopse querida parabens !!! amei o livro tbm … li em 2 dias rsrsrs

[Responder]


21/06/2012 às 12:25
Visitante assíduo e já deixou 146 comentários.

Huum, eu não gostei da capa… mas a sinopse é muito boa… e esses dois trechinhos que vc destacou… ai meus sais… eu quero para mim.
É um tema complicado… e bem, eu não lembro de ter lido nada assim… mas entendo a dificuladde deles… questão de criação pesou e muito… quero saber como eles resolvem tudo. =)

[Responder]


29/06/2012 às 11:27
Visitante assíduo e já deixou 50 comentários.

Tem uma história interessante, mas a capa eu não gostei muito. Que bom que há descrição da ilha de Floripa. Sua resenha me chamou a atenção, tenho vontade ler em algum dia.

[Responder]


29/06/2012 às 22:15
Visitante assíduo e já deixou 48 comentários.

Não conhecia esse livro mas adorei a sua resenha.
O bom é que ele é pequeno e deve ser super rapido de ler.
É provável que entre para a minha listinha de desejados.

[Responder]


28/09/2012 às 19:38
Visitante assíduo e já deixou 82 comentários.

Nossa, nunca tinha visto nada sobre esse livro e, como você, bati o olho na capa e gostei. Ao ver sua resenha a paixão foi completa.

Um tema mega delicado e pela forma que você descreveu imagino que tenha sido muito bem abordado no livro. Com certeza é um livro que deve botar a gente para pensar.

Acredito que eu vá gostar muito dele, já acrescentei a minha listinha.

Thais Vianna
@dathais
dathais@hotmail.com

[Responder]


29/09/2012 às 10:33
Visitante assíduo e já deixou 223 comentários.

Eu tenho tanta vontade de ler esse livro, mas infelizmente ainda não tive oportunidade. Quero muito, está na minha lista de desejos! =D
Fernanda Yano postado recentemente..Sorteio PrimaveraMy Profile

[Responder]


30/09/2012 às 15:23
Visitante assíduo e já deixou 32 comentários.

Nossa que bela dica!
Eu também gostei da capa e a sinopse é em chamativa.
Com certeza darei uma chance a ele.
Direto para wish list!

Beijos
Chrys
Chrysthie Audi postado recentemente..RESULTADO Promoção Kit Livretos e MarcadoresMy Profile

[Responder]


21/01/2013 às 23:52
Visitante assíduo e já deixou 117 comentários.

Ah, Brenda. Achei a resenha tão conectada ao livro que quando fui ver, já tinha acabado a resehha, rs. Achei um enredo diferente de tudo que eu ja li, seja livro, resenha, etc. Parece um livro cheio de surpresas e doce *–* ah, não vou dizer que não quero por em minha estante, mad também tem muito livro que eu quero, rs. Não vou mais comprsr livro com uma lista, porque nunca tem, então eu vou e procuro os que eu mais quero. Se calhar de eu achar esse la eu trago *–* beijos.

[Responder]