resenhas category image [Resenha] – O Mundo de vidro, Maurício Gomyde 12/10/11

mundo de vidro

Nome: O Mundo de vidro
Autor:Mauricio Gomyde
Editora: Porto 71
Número de páginas:234
Ano:2011
Avaliação: ★★★★★

Até onde pode ir a paixão de uma pessoa por outra? Como, quando e por que começa? Até que ponto pode-se cometer alguma loucura para fazer parte da vida de alguém? Quais as consequências da paixão avassaladora incompreendida? Nesse seu primeiro e hilariante romance, Maurício Gomyde retrata o cotidiano de um cidadão normal como tantos que se vê por aí em qualquer canto, tentando responder estas aparentemente simples perguntas. Passeando com extrema facilidade tanto pela linguagem refinada e sutil quanto pela tosca, Maurício Gomyde nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável.

De leitura leve e rápida, O Mundo de Vidro do Mauricio Gomyde é um livro que vai conquistar você pela inovação e sutileza. O livro situa-se entre o Romance e a comédia, mas não aquela comédia gratuita ou aqueles romances água-com-açúcar. É um livro que, sobretudo encanta!

Os personagens principais são apresentados por apenas “Ele” e “Ela”, o que nos deixa ainda mais intrigados afinal é uma atitude arriscada, incomum porém muito bem usada pelo Mauricio. Eles se conhecem por conta do empurra-empurra de um metrô. “Ele” é um típico homem comum na faixa dos seus 30 e poucos anos , com uma vida entediante e sem alegria.”Ela” é uma jovem nos seu 20 e poucos anos linda, moderna e bem-sucedida. Perguntamo-nos como pessoas tão diferentes poderiam se aproximar, mas quando a conhece, “Ele” começa a querer mudar sua vida, e através do amor (e de tentativas realmente hilariantes de se aproximar dela) vai se transformando numa pessoa melhor.

Outro fator muito interessante é que podemos acompanhar o pensamento dos personagens, nos dando uma visão muito melhor sobre o desenrolar da história. A linguagem é inteligente e diversas vezes nos arranca gargalhadas.

É uma ótima leitura pra quem está cansado daqueles romances utópicos e quer ler algo que realmente pareça real, que saiba emocionar e divertir por justamente ser uma história que poderia acontecer. Deparamos-nos com momentos que ao terminar o capítulo é inevitável a pergunta: O que eu faria se fosse comigo? Justamente porque poderia ser comigo!
O livro nos proporcionou uma tensão estranha e incomum. Chega certo momento que se torna impossível deduzir o desfecho da história. O que é até bom, pois o final não nos decepcionou.

Então é isso, “O Mundo de vidro” se tornou uma das nossas melhores leituras e se você tiver oportunidade leia,porque realmente vale a pena! Através de autores como Maurício é que nossa literatura nacional vai finalmente conseguir alcançar mais destaque.

DESIGN: ★★★★☆
IMPACTO: ★★★★★
NARRATIVA: ★★★★★

Postado por : Ellis Oliveira e Brenda Lorrainy

14 comentários
Postado em 12/10/11 por brendalorrainy



brendalorrainy
19 anos. Criadora do CDI é estudante de administração com inclinação para o setor editorial. Tem uma queda por felinos, por quadrinhos e pela combinação tinta e papel. Adora criar metas o tempo inteiro e estranhamente odeia dormir. Também detesta café, tem tendência ao caos e morre de medo de altura. É viciada em Friends e em qualquer coisa que a faça rir.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


14 comentários »
13/10/2011 às 11:36
Visitante assíduo e já deixou 67 comentários.

Ah, esse livro é realmente encantador. Muito bom mesmo, a história é diferente, intrigante e ao mesmo tempo realista e bem próxima de tudo o que já vimos. E a leitura é tão gostosa, dá vontade de ler o livro de novo quando se termina. É ótimo ;)

E o Mauricio está com um novo lançamento (Ainda não te disse nada) que estou louca para ler. Se O Mundo de Vidro foi bom assim de ler, imagine esse, né?

Adorei a resenha, bem objetiva!

Bj;*
Naty – Just Books !

[Responder]


14/10/2011 às 20:55
Você já comentou 3 vezes.

Cada dia que entroo no blog ficoo mais encantada com as resenhas feita por vocês, chega dá vontade de ler todos os livrooooooos *-*

PARABÉNS!!

[Responder]


14/10/2011 às 21:00
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Pooxa meninas super maneiroo o blog de vocês!!

Sucesso ae, smp passarei por aqui (:

[Responder]


14/10/2011 às 21:11
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Nãoo é de todoo meu agrado esse livroo, mais adoreiii a capa meninas (: (:

Voou deixar uma sugestão aqui pra vocês, vii no post da bienal um livro chamado ”Até eu te encontrar” yo super afiim de ver a resenha dele, pode ser?? Se gostar irei comprar (:

Beijãoo meninas, continue esse lindo trabalho viiu!

[Responder]

brendalorrainy Reply:

Vai ter resenha dele em breve! Fica de olho ;)

[Responder]


14/10/2011 às 21:43
Visitante assíduo e já deixou 11 comentários.

Olá! :)
adorei seu blog, muito,muito lindo! *-*, parabéns e muito sucesso!
Estou com esse livro aqui para ler, o Maurício me mandou mais ainda não li, e adorei sua resenha e fiquei mais doida ainda para ler. Todo mundo diz muito bem desse livro!

Um grande beijo ;*
Milena
http://divertletras.blogspot.com

[Responder]


15/10/2011 às 12:17
Visitante assíduo e já deixou 32 comentários.

Não dava nada por esse livro, antes de lê-lo. Adorei como ele se referia aos personagens como “Ele” e “Ela”, é realmente inusitado :D É intrigante e aos mesmo tempo muito engraçado :D

Beijos meninas
Kaká – http://www.booksjournal.org

[Responder]


16/10/2011 às 09:02
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Estou muito interessada em ler este livro, e sua resenha, só me fez ficar ainda mais ansiosa por ele. Bjs…

[Responder]


16/10/2011 às 23:09
Visitante assíduo e já deixou 74 comentários.

A resenha está ótima!
Estão de Parabéns!

Nunca li o livro,pelo menos até agr neh?
E tb não tinha lido nenhuma outra resenha.. + gostei muito,e fiquei bastante interessada em ler o livro!

Bjus

[Responder]


18/10/2011 às 16:46
Você já comentou 8 vezes.

Vou tentar comentar tendo em base só esta resenha e nada mais :D
Bom, pra começo de conversa, O mundo de Vidro não é um livro que me parecia interessante. Logo eu que não gosto de associar obra com imagens da capa. Mas também não foi por isso. A publicidade também entrou na história. Não tenho boas expectativas com livros que levam muita divulgação. Mas aí chega o momento de contar que aprecio literatura mesmo. E “O mundo de vidro”, pelo que você contou na sua resenha, parece bem ser literatura: linguagem inteligente inovadora e sutil. Por isso vou add na minha lista de leitura.
Pra finalizar, não preciso dizer que o post ficou muuuito bom mesmo. Gostei. Sua resenha obedece aos elementos deste gênero: texto corrido, curto (do tamanho de uma folha A4 no máximo) referências, comparações, enfim… prova de que não precisa dar uma de intelectual para escrever uma boa resenha :D

PS: vc devia botar o catavento como favicon :D

[Responder]


20/10/2011 às 14:34
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Olá, vi o comentário da Ellis na minha página do skoob e resolvi dar uma passadinha por aqui. Parabéns pelo site. viu? Muito bem estruturado. Achei interessante a conexão chamado para ler esta resenha e há pouco o tempo o site do qual participo também falou do livro (Não se esqueçam de visitar-lo!).

Só me deu mais vontade de ler-lo, né?

[Responder]


24/10/2011 às 11:32
Comentou pela primeira vez, boas vindas!

Nossa, adorei a resenha! Achei o livro mais interessante e estou doidinho atrás dele. Procurei nos sites de compra onde tenho cadastro mas nada “/
Parabéns pelo blog, aliás. Achei ele extremamente fofo *-*

[Responder]


26/09/2012 às 20:03
Visitante assíduo e já deixou 214 comentários.

Bem interessante, muitas loucuras são feita realmente para surpreender e conquistar alguém, isso acontece todos os dias. Só que não podemos esquecer da nossa essência, caráter, pois não podemos inventar um personagem, outra pessoa que não existe, e sim modificar a pessoa que somos, nos melhorando a cada momento.

[Responder]


15/10/2012 às 16:12
Visitante assíduo e já deixou 43 comentários.

Oi..

Não gostei muito desse livro, ele não é o tipo de literatura que estou acostumada a ler.. E sem falar que achei essa capa muito da sem graça..
Samira Chasez postado recentemente..Resenha @morMy Profile

[Responder]